sexta-feira, 9 de março de 2012

No Ponto - Índice C&M

Índice Geral do BLOG

Minha outra paixão, a mobilidade urbana, com ênfase em ônibus e seus similares são temas do Camisas & Manias também. Aqui, você encontra os últimos posts do blog:

O Blog mostra um pouco da história, concepção, implantação e funcionamento do Sistema BART da região da Baía de São Francisco. Traçado, estações, mapas... Enfim, como funciona este modal de transporte.

O Blog mostra resumidamente o que é, e como funciona o sistema de VLT da cidade de Sobral (CE), mais comumente conhecido por lá como: O Metrô de Sobral.

Nós tivemos nossa versão dos famosos ônibus de dois andares de Londres no Brasil. Em São Paulo. Nossos "Routemasters" de 1987 até 1993

BÔNUS  do  C&M
O blog postou dois vídeos operacionais (interessantes) de diferentes transportes urbanos:

* O primeiro mostra a operação em um determinado trecho de Londres, de um dos famosos ônibus de dois andares cidade, operando a linha 279. CLIQUE AQUI PARA VER...


* O segundo vídeo é de São Paulo e mostra, através da visão do operador de composição, o trecho completo da linha 03 do metrô paulistano. Uma visão que os passageiros não tem... CLIQUE AQUI PARA VER...

O Blog fala um pouco sobre a experiência da montadora IVECO em Belo Horizonte-MG, onde será inserido em modo de testes seu modelo Eurorider movido à GNV.


Aproveitando o "gancho" do post o C&M também fala sobre como está o serviço executivo com Ar-Condicionado implantado recentemente na cidade.

 que visa inserir uma opção de transporte diferenciado aos usuários, objetivando incentivar o uso do transporte coletivo e deixar mais carros em casa...


A Paranaense Mascarello entra no segmento BRS com seu novo modelo: GranMetro. ônibus para média/alta capacidade. Inicialmente concebido para atuar em sistemas BRS, poderá ser adaptado para os modais BRT... 

O Camisas & Manias aborda sobre o novíssimo modelo lançado pela gaúcha Marcopolo: O Audace. Criado para atender médias capacidades em ênfase nas rotas intermunicipais ou pequenos/médios translados.

A página da MASCARELLO no Facebook postou imagem do GranMicro III que entregou para a Viação Graciosa (PR). Duas unidades no total.
O Camisas & Manias foi ao Rio de Janeiro para conhecer este modal de transporte que está cada vez mais sendo inserido nas principais cidades do mundo. E agora é a vez de minha terra natal. Veja algumas fotos e considerações deste "Curitibanorioca" sobre este BRT que é inspirado na RIT de Curitiba mas com as melhorias que foram aplicadas no Transmilenio de bogotá/Colômbia.

O Camisas & Manias conheceu o 1º transporte em massa por cabos do Brasil: O Telefério "A" no Rio de Janeiro. 

O cuidado com o ambiente em que vivemos está se tornando uma questão de sobrevivência. E no segmento de mobilidade urbana isso está presente. O blog mostra um pouco da tecnologia híbrida que a Marcopolo está implementando em Curitiba. Veja a matéria completa.

O Camisas & Manias mostra de forma resumida como está sendo planejado o projeto de implantação do sistema modal de VLT’s (Veículos Leves sobre Trilhos) no centro do Rio de Janeiro.

Notícias com teor "busólogo" e em mobilidade urbana: Algumas novidades postadas pelo pessoal da Mascarello através de suas redes sociais, Caravana Volvo, O BRT em palhoça... Como funcionará? - Novas composições do Metrô do Rio de Janeiro... E conheça em detalhes o plano de transporte marítimo (até que enfim!) para a Grande Florianópolis!!!

Está chegando a hora... Iniciam-se os testes operacionais limitados no Transoeste-RJ. Mais uma vez o C&M aborda o tema e mostra veículos da frota, padronização, estações e vídeos. Veja como funcionará mais este moderno sistema de BRT.

Edição 24.03.2012: Porto Alegre agora tem o Marcpolo Viale DD “Sunny” para sua frota da linha turística. Ainda em POA, a Carris apresenta mais carros novos. Seção de fotos da Mascarello com alguns de seus ônibus (além de comemorar 13.000 unidades beneficiadas). Destaque para o GranVia 15m e com 3° eixo direcional que vai para Recife. Especial TRANSOESTE/RJ... Está chegando a hora!!! E os novos G7’s da BOMFIM/Salvador/BA.

Edição 08.03.12 : Algumas imagens da participação da marcopolo na Festa da Uva 2012 em Caxias do Sul. Fotos do Volare Limousine. Os novos LD e DD G7 para frota do Cantor Daniel. Gosta de miniaturas? Veja algumas minis de ônibus bem bacanas... Guanabara: Pintura de 20 anos. Santo Anjo faz 65 anos no trecho. Vídeo institucional da Trans Isaak de Curitiba. E no RJ a TransOeste começa testes operacionais.

CrossConnections C&M faz uma singela homenagem com citação à Mascarello. Empresa de carrocerias de ônibus sediada na bela cidade de Cascavel-PR. 

As imagens registradas pelo C&M da participação da EUCATUR no 6ª Exponi 100 em Curitiba.

Apresento-lhes o terceiro e mais novo componente do acervo de minis do C&M. Réplica em miniatura do carro nº 5941 (carro real) da Viação Princesa dos Campos. Outro excelente trabalho do Edson For Buss e equipe!


Mais algumas fotos da 6ª EXPONI 100. O famoso 012 da Sanjotur, o belíssimo carro da Castelo Branco, muito bem cuidado... Rimatur...


Outros registros do Camisas & Manias na 6ª EXPONI 100...