sábado, 8 de julho de 2017

HNK Hajduk Split - Croácia

A camisa nº 236 de minha coleção pessoal é croata...


O Hrvatski Nogometni Klub Hajduk Split é um clube de futebol croata.

Sua sede fica na cidade de Split. O nome do time é uma homenagem aos "haiduques", bandoleiros heróis dos Bálcãs.


Em fevereiro de 1911 foi criada oficialmente a aprovação da criação do clube, pelo governador imperial de Zadar, por iniciativa de quatro pessoas de Split: Fabian Kaliterne, Vjekoslav Ivanišević Lucijan Stella e Ivana Sakic (estudantes de Praga) com a ajuda de Vladimir e do professor Joseph Barača. Escolheram para o clube o nome "Hajduk", nome este que até hoje se usa com orgulho.

Formação em 1911

O primeiro jogo oficial contra "Calcio" local resultou em vitória de 9 x 0.

O Primeiro gol da história do Hajduk Split  foi anotado por Sime Raunig e se deu, de acordo com a história, com o "joelho".

Em 1920 foi disputado o primeiro campeonato da Divisão de Futebol Sub-federação em que o Hajduk ocupou o segundo lugar atrás da equipe do Sul.

Formação em 1939

Inclusive, foi a única edição que "os brancos" não ganharam, porque até 1936, foi comemorado todos os 13 campeonatos concluídos.

Nota: No pequeno resumo histórico do clube acima, retirado do site oficial, foi usado o material do livro Jurica Gizdić: Hajduk em competições oficiais, 100 anos Hajduk, presidentes e treinadores Hajduk. História Hajduk, após décadas editou o Dag Baldasar 

> Títulos:

Campeonato Croata = 6 títulos  (92, 93/94, 94/95, 2000/01, 2003/04 e 2004/05)

Formação em 1955

> Apelidos/Mascote:

Bijeli (Os Brancos) e Majstor's mora (Mestres do mar).

Mascote do Hajduk Split

Formação em 1991

> Curiosidade - Hajduks (Haiduques):

Os haiduques (em romeno, haiduc, plural haiduci; em servo-croata, hajduk/хајдук, plural hajduci/хајдуци) eram um tipo de bandoleiros, salteadores, bandidos nômades e assaltantes de beira de estrada dos Bálcãs, ativos desde a Baixa Idade Média até o fim da Idade Moderna, período correspondente à dominação otomana na região.

Por atacarem principalmente os nobres e, como mercenários, lutarem contra os turcos, os haiduques se tornaram célebres e populares na Romênia, Bulgária, Sérvia, Bósnia, Macedônia e Albânia, como anti-heróis comparáveis a Robin Hood na Inglaterra ou aos cangaceiros do nordeste do Brasil.

Vários times de futebol de países dos Bálcãs são batizados em homenagem a estes personagens, como o Hajduk Kula (Sérvia), Hajduk Split (Croácia), Hajduk Rodic MB, Taraful Haiducilor e Haiducii (Romênia).

Os haiduques operaram originalmente na Hungria, mais tarde expandindo sua ação para o sul, até os Balcãs sob ocupação otomana. Mais tarde, houve haiduques até na Armênia, na Ucrânia e em outras áreas onde houvesse dominação turca.

A resistência que fizeram aos turcos é comparável àquela dos cossacos contra o Império Russo. Os haiduques, mais que simples bandoleiros, deixaram a lembrança de serem rebeldes, generosos com os pobres da vizinhança, numerosos em países sujeitados pelos sultões otomanos. Eram também poetas, músicos e às vezes mesmo eruditos.

GALERIA C&M



> A Cidade: SPLIT

Split (Ασπάλαθος [Aspálathos], em grego; Spalatum, em latim; Spalato, em italiano) é a maior e mais importante cidade da Dalmácia, bem como o centro administrativo do condado de Split-Dalmácia, na Croácia.

Panorâmica da cidade de Split

Está situada numa pequena península na margem oriental do Mar Adriático, na base dos montes Kozjak e Mosor. Com uma população de 193.867 habitantes (Censo 2005), 95,15% dos quais de origem étnica croata (censo de 2001), é a segunda maior cidade da Croácia.

GALERIA C&M



BLOG: Esta camisa confeccionada pela UMBRO mantém um padrão simples. O Branco é totalitário na sua formação, e isso dá um tom sóbrio. Os pontos positivos são:

- Layout baseado nos cortes frontais do tecido.
- Fino acabamento nos elementos presentes. Principalmente o escudo do clube.
- Ótimo ajuste ao vestir. Não é um modelo que "aperta" e te mantém confortável.
- Patrocínio não prejudica visualmente.

> Estádio - Poljud:

O Estádio Poljud (Nome oficial em croata: Gradski stadion u Poljudu ou Estádio da Cidade em Poljud) é um estádio localizado na cidade de Split, na Croácia.


Inaugurado em 1979 no bairro de mesmo nome, tinha capacidade para 55.000 torcedores. 

Recebeu no mesmo ano os Jogos do Mediterrâneo. Em 1990, recebeu o Campeonato Europeu de Atletismo.


É a casa do clube de futebol Hajduk Split.

O recorde de público ocorreu num clássico entre o Hajduk Split e o Dínamo de Zagreb em 1982, com 62.000 torcedores.



Há um projeto de reconstrução do estádio, que passaria a contar com 44.000 lugares. O projeto estava previsto para a candidatura conjunta Croácia-Hungria para sediar a Eurocopa de 2012, mas, mesmo não recebendo o torneio, deve sair do papel.

GALERIA C&M




> Curiosidade - Torcida:

Os torcedores do Hajduk Split são fanáticos. O Clube é unanimidade por lá. Espalhados pela cidade, existem expressões artísticas do clube e pinturas do escudo nos muros e fachadas das casas:



GALERIA C&M



BLOG: Ao mesmo tempo, apostar num "branco total" também tem seus infortúnios. A peça fica mais propensa à sujeira, poeira e bolor. Infelizmente, esses são os pontos negativos nesta camisa:

-  Muito propensa à acumulo de poeira e bolor.
-  Suja com facilidade, principalmente nas mangas compridas.
- A parte de trás da camisa ficou muito simples, sem nenhum tipo de trabalho diferenciado. 

> Site do clube:

Nenhum comentário: