sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Club Social y Deportivo COLO-COLO

Muito bem, amigos... um dos últimos posts de 2011 só poderia ser com uma das camisas de minha coleção. Esta camisa é um marco de 2011, pois foi uma das metas que consegui. E para isso, agradeço ao meu amigo DIEGO ROBERTO lá do Rio de Janeiro. Valeu, camarada!


Ø Fundação do Clube...
19 de Abril de 1925 (86 anos).



INFOBlog

Nascia em 1925, na cidade de Santiago do Chile fundado por um grupo de ex-jogadores do Club Social y Deportivo Magallanes, liderados por David Arellano, que seria um de seus ídolos maiores, primeiro capitão da equipe e líder indiscutível.


David Arellano [1927]


As cores escolhidas para esse então novo clube foram o branco, que simboliza a pureza, e o preto que representa a seriedade. O nome é uma homenagem ao cacique Colo-Colo, herói indígena da tribo Mapuche na luta contra os espanhóis durante o século XVI e que era conhecido por sua grande inteligência.



INFOBlog
Desde sua fundação o clube tem mantido seu uniforme padrão e, durante sua história, as modificações em seu desenho tem sido mínimas. Inclusive, o uniforme do clube foi definido no mesmo dia da fundação do clube por Juan Quiñones.

Ø Mascote do Clube...
Índio Mapuche.

Cacique Mapucho Lloncon [Ano de 1890]

Os mapuches (na língua mapudungun, gente da terra) são um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. São conhecidos também como araucanos.



INFOBlog

Em 1933, foi um dos oito clubes fundadores da Liga Profesional de Football de Santiago, antecedente da "Prima División de Chile". Desde então tem sido o único time que disputou todos os campeonatos oficiais.




INFOBlog
Desde que se começou a jogar o campeonato chileno, o Colo-Colo jamais foi rebaixado. É a única equipe chilena a conseguir tal feito. E também é a equipe chilena com o maior número de títulos nacionais [29 no total]. Foi também a primeira e única equipe chilena a conquistar a Copa Libertadores da América de 1991.




Ø Estádio(s)...
Estádio Monumental David Arellano.
Capacidade: 47.000 pessoas.


Inauguração: 20 de Abril de 1975 [Construído em 1968].
Proprietário: Colo-Colo.



INFOBlog


Imagem detalhando as escritas artísticas nas camisa, em ambos os lados, que trazem trechos do hino do clube.

Desde a trágica morte de David Arellano em Valhadolide em 1927, a camisa de Colo-Colo leva uma fita em cor negra, representando o luto eterno da instituição à partida de seu fundador. Inicialmente, esta faixa era alocada na manga esquerda da camisa, até que em 1974 foi pousada em definitivo sobre o escudo do clube.



Muitos pontos positivos nesta camisa... Primeiro, a extrema qualidade do projeto da Umbro, que apesar de não vir descrito nas etiquetas, a camisa é padrão “by Tailored”. Elegante, com ótimo projeto na sua execução. Excelente material, e detalhes e elementos belos, como as escritas com trechos do hino do clube, como parte constante do template. Escudo e logotipo da empresa ricamente bordados e acabados, gola magistralmente bem trabalhada e ribana na cor dourada, contrastando muito bem com o black. Molde e corte modernos e atraentes. Pequenos “mimos” espalhados pela camisa que dão o toque especial. Patrocínio master não compromete visualmente a camisa, e ainda deu uma beleza maior, pois foi muito bem trabalhado também.

Olha... Se nem o logotipo do patrocinador master do clube atrapalhou... Não há nada, em uma observação inicial, que desabone a camisa. A umbro fez um ótimo trabalho para o Colo-colo. 

Pela sua companhia em 2011, suas visitas... Agradeço de coração!
Até a próxima!!! Tchau...

Nenhum comentário: