quinta-feira, 23 de março de 2017

Miniatur Wunderland

Um pequeno “grande” mundo!

Em Hamburgo, Alemanha, está localizada a maior miniatura/diorama do mundo. Estamos falando do resultado de um sonho... estamos falando da:


A "Miniatur Wunderland" é uma atração turística na forma de uma miniatura ferroviária disposta na cidade de Hamburgo, Alemanha.

Entretanto, há muito tempo, deixou de se caracterizar somente como uma miniatura de ferrovia, e sua atual condição abrange muito mais que isso. Hoje, esta atração é realmente, literalmente, um mundo em miniatura!


É a MAIOR miniatura do seu tipo no mundo.

E qual foi e como surgiu a inspiração para a criação desta maravilha? Leia:

Frederik Braun estava visitando a cidade alpina de Zurique em julho de 2000.

Atravessando as ruas do centro da cidade, ele se deparou com uma loja de modelos ferroviários, que evocou as memórias de infância em Frederik de uma só vez!

Durante as horas seguintes, a idéia de realizar um sonho de infância há muito esquecido tornou-se cada vez mais vívida. No mesmo dia, ele conversou com seu irmão gêmeo Gerrit e surpreendeu-o com as seguintes palavras: "Vamos construir a maior miniatura de ferrovia do mundo".

Gerrit, mais racional e cético por natureza, duvidou do estado de espírito de Frederik, e não levou a idéia muito a sério.

No entanto, seis telefonemas mais tarde, cada um com Frederik na linha apresentando entusiasticamente novas idéias sobre este tópico, Gerrit percebeu que seu irmão estava mesmo falando sério.

Assim, ele começou a considerar o projeto em um ponto de vista econômico e técnico. 

Chegou à conclusão de que o projeto é mesmo tecnicamente exigente, com um aspecto econômico muito arriscado, e do ponto de vista empreendedor uma verdadeira loucura - mas possível, no entanto.

Assim, Gerrit foi tomado por esta idéia também. Os dois irmãos passaram os dias seguintes planejando intensamente este sonho, apesar de muitas dúvidas.

Apenas alguns dias após a "Epifania de Zurique" ambos foram decidiram participar desta aventura.

O Sonho vira realidade...

A construção da primeira parte do projeto começou em dezembro de 2000 e as três primeiras partes: Knuffingen, Central Hamburg e Áustria foram concluídas em agosto de 2001.


Os trabalhos na "Mini" - Suíça - etapa do projeto que mais demandou esforços e criatividade de toda equipe começou em outubro de 2005. Toda equipe de modelagem sob supervisão de Gerhard Dauscher trabalhou quase dia e noite. Finalmente, em 12 de novembro de 2007, uma magnífica Suíça foi inaugurada com uma grande cerimônia.


Em Outubro de 2016 a mini-ferrovia alcançou a marca de 15.400 metros de extensão. Atualmente, está montada e dividida em 09 (nove) mundos (ou layouts e/ou seções). Vamos falar rapidamente de cada uma delas:

1ª - 3ª SEÇÃO: ALEMANHA MÉDIA, KNUFFINGEN E ÁUSTRIA

Tudo começou com essas três seções. Os destaques incluem: belas paisagens, o revolucionário sistema de movimento de carros, com funcionamento de serviço de bombeiros e outros; belos Alpes com elevadores funcionais, uma grande feira de diversão, uma rota de trem de alta velocidade ICE, e muito mais...



4ª SEÇÃO: HAMBURGO

Destaques: Vários tipos de comboios de trens em funcionamento, Rico detalhamento da cidade e seus marcos como a Igreja de São Miguel, Estádio do Volkspark (com 12.000 figurinhas), Ponte Köhlbrand, St. Pauli Landungsbrücken (cais do porto), Distrito dos Armazéns Históricos, o porto, Zoológico de Hagenbeck e Mais...



5ª SEÇÃO: EUA

Destaques: Grand Canyon, Las Vegas com suas mais de 30.000 luzes, as Montanhas Rochosas, o surpreendente sistema de trânsito automático dos carrinhos,  Miami, os Everglades, Área 51, Cabo Canaveral, aldeias Pueblo, campos de exploração madeireira e assim por diante ...



6ª SEÇÃO: ESCANDINÁVIA

Destaques: Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia, com uma real bacia hidrográfica, luzes do Norte, maré alta e baixa, Mar Artico, navios...



7ª SEÇÃO: SUÍÇA

Esta seção foi a mais exigente do ponto de vista de um modelista. Os cumes de 5 a 6 metros de altura dos Alpes da Suíça aparecem através de um buraco de 100 metros quadrados no teto.


Trens serpenteiam através de desfiladeiros deslumbrantes para o terceiro andar, onde a maior parte dos Alpes Suíça está emergindo. Em uma escada de metal torcido integrado ao ambiente que leva através do interior dos Alpes passando por cavernas de estalactite e grutas, o visitante vai chegar ao novo andar.


Aqui o visitante tem uma visão surpreendente sobre as montanhas cujos picos desaparecem nas nuvens. Ticino está a apenas alguns passos de distância. Com sua paisagem e lago característicos é definitivamente uma parte muito especial no mundo de Wunderland. Não somente Ticino foi construído, mas 3 grandes espaços no total foram estabelecidos para Suíça de Wunderland. 



8ª SEÇÃO: AEROPORTO DE KNUFFINGEN

O gigantesco aeroporto de 125 metros quadrados, localizado no meio dos Alpes, foi um grande desafio técnico. Mais de seis anos a tecnologia para encontrar uma solução para uma simulação realista de decolagens e aterragens foi desenvolvida.


O diorama finalmente foi inaugurado em maio de 2011. Além da simulação para decolagem e pouso, há um grande e avançado sistema de movimento automático que move não apenas veículos, mas também os aviões.


É o maior modelo de aeroporto do mundo e é tecnicamente tão inovador como o sistema de mobilidade automático. Os 25 metros quadrados de Baviera, incluindo Castle Neuschwanstein, completam esta seção.

Aqui no C&M já houve um post falando especificamente sobre isso... Veja:

http://camisasemanias.blogspot.com.br/2011/07/a-magia-das-miniaturas-perfeitas.html



9ª SEÇÃO: ITÁLIA

Férias na Itália tem muito a oferecer - sol, praias, montanhas, cidades antigas e edifícios. 


Reconstruir tudo isso em apenas 190 metros quadrados é infelizmente impossível, porque só Roma sozinha poderia preencher todo o espaço do layout. Mas algumas cidades bem conhecidas, belas paisagens e montanhas, obras de arte arquitetônicas e, claro, o teleférico romano foram incluídos.


O vulcão Vesúvio e a cidade morreram por seu surto, Pompéia, bem como as regiões Cinque Terre, Amalfi e Tirol do Sul podem ser visitados também.



SEÇÕES EM CONSTRUÇÃO

Existem oficinas abertas e áreas de construção atualmente em Wunderland. Isso significa que o visitante poderá realmente ver os modeladores e técnicos trabalharem em novas peças, e poderá entender melhor quanto esforço é alocado nesta exposição. Aqui estão alguns fatos sobre as seções atualmente em construção:



SUBSEÇÃO: VENEZA

Agora, em 2017 o planejamento é completar a seção Itália com a bela cidade de Veneza. 

Devido a restrições de espaço, infelizmente, Terá de ser removido parte do Tirol do Sul, além de Vinschgau, a fim de incluir Veneza. O foco será definitivamente na construção de edifícios, devido ao alto valor de reconhecimento deste popular destino turístico. Será, portanto, de um trabalho com grandes detalhes.

SEÇÕES FUTURAS

Há planos de construção de novos setores até 2028, com muitas mais idéias para outros projetos de construção.

É certo: Veneza e Mônaco em seguida.

Depois terão vez: Inglaterra, a pátria dos comboios, depois na França e no Benelux. Depois disso, existem diferentes opções disponíveis. Atualmente os favoritos são África, Ásia, Oriente Médio ou uma paisagem futurista.

O planejamento atual é o seguinte:

08/2016 - 12/2017: Veneza
06/2017 - 02/2019: Mônaco
01/2019 - 06/2021: Inglaterra / Escócia
01/2021 - 11/2023: França
09/2023 - 06/2025: provavelmente Irlanda / País de Gales
04/2025 - 06/2026: Benelux (Bélgica/Holanda/Luxemburgo)
04/2026 - 11/2028: Ásia, África, Oriente Médio ou uma paisagem futurista

Os criadores ...

FREDERIK BRAUN

Frederik Braun, irmão gêmeo de Gerrit Braun, nasceu em 21 de dezembro de 1967.



Já muito cedo começou a sonhar grandes coisas com seu irmão Gerrit. Inicialmente, ele sonhava com coisas infantis como "uma coleção de 10.000 exemplares de quadrinhos Mickey Mouse" ou uma "enorme coleção de cartões de autógrafos de estrelas esportivas". 

No entanto, seus sonhos mudaram pouco depois da adolescência.

A partir daí, sonhou com sua própria discoteca e sua própria gravadora. Em algum momento do ano 2000 surgiu um sonho totalmente novo. O sonho do maior layout de ferrovia do mundo.

Frederik nunca foi de viver somente em seu mundo de sonhos. Ele definitivamente queria fazer seus sonhos se tornarem realidade.

E assim, aos 11 anos, ele começou a trabalhar na realização deles.

Naqueles dias, ele encontrou seu parceiro perfeito, mas também seu maior antagonista de suas idéias. Seu irmão gêmeo Gerrit, a pessoa que é o mais próximo e mais distante para ele. Frederik "otimista" por natureza, Gerrit um "pessimista" por natureza, Frederik emocional e de curta duração, Gerrit racional e analista.



Todas as idéias de Frederik tiveram que passar pela dura crítica de Gerrit. A maioria delas foram desmanteladas após análises detalhadas porque eram "irrealistas".

Apenas cinco idéias foram capazes de suportar o julgamento de Gerrit.

O primeiro que eles perceberam juntos foi o sonho de Frederik da maior coleção de quadrinhos Mickey Mouse do mundo. Eles foram a um número de mercados de pulgas e procurou por quadrinhos de baixo preço, que venderiam com lucro em outros mercados de pulgas mais tarde. Eles montaram uma enorme coleção de quadrinhos Mickey Mouse com a ajuda de seus lucros.

Após a coleção de Mickey Mouse, cartões de autógrafos foram coletados e depois o próprio clube e a gravadora. Durante 10 anos eles dirigiram um dos clubes mais bem sucedidos dos anos 90 - o Voilà em Hamburgo.

Com o fim do milênio surgiram muitas novas idéias em Frederik. Ele tinha certeza de que não queria envelhecer trabalhando no negócio da vida noturna e assim tentou convencer Gerrit com muitas idéias de uma nova empresa, a quinta. Durante muitos anos, todas as tentativas foram em vão.

Um dia, no verão de 2000, tudo se tornou claro para Frederik. Ele tinha encontrado o sonho de sua vida. Ele sabia que Gerrit provavelmente iria chamá-lo de louco quando ele contou a ele sobre seu plano para construir a maior ferrovia modelo do mundo.



Depois de mais de 32 anos de experiência em lidar com o "Juiz Gerrit, o Merciless", ele preparou uma estratégia para convencer seu irmão. 

Foi bem sucedido.


GERRIT BRAUN

Gerrit Braun, irmão gêmeo de Frederik Braun, nasceu no dia 21 de dezembro de 1967, poucos minutos antes de Frederik.



Muito cedo as características responsáveis ​​e protetoras foram desenvolvidas em Gerrit. 

Seu irmão Frederik sempre o bombardeava com várias idéias, às vezes impetuosas, e assim ele seguia "protegendo" seu irmão mais novo de idéias muito trêmulas.

No entanto, assim como seu irmão, Gerrit também tem a capacidade de sonhar e olhar para o futuro. Talentoso Matemático, ficou claro para ele que, de acordo com o cálculo das probabilidades, ele só teria que aguardar o momento em que Frederik teria uma idéia promissora.

Ele só teria que esperar até então e racionalmente convencer seu irmão de que todas as outras idéias não serão viáveis.

Gerrit conseguiu refutar as idéias de seu irmão até que ele tinha 12 anos de idade.

Então Frederik teve a idéia de estabelecer uma coleção enorme de Mickey Mouse comic livros financiados com os lucros de Mickey Mouse vendas cômicas. 

Gerrit não conseguiu encontrar argumentos razoáveis ​​contra o projeto e então começou a elaborar um plano. Já com este projeto ficou óbvio o que Gerrit seria conhecido para mais tarde. Ele desenvolveu uma estratégia e analisou cuidadosamente cada passo. Ele também fez isso para cada outro projeto que estava prestes a seguir, como a discoteca ea gravadora.

A única coisa que mudou com os últimos projetos, foram as habilidades técnicas.Durante seus anos de escola, Gerrit estava ocupado construindo coisas diferentes. De um igloo fora de maços de cigarros, para um modelo tecnicamente avançado ferroviária (por normas naqueles dias). Após a formatura, começou a estudar informática empresarial, além de s8eu trabalho como gerente da discoteca Voilà. Nos anos seguintes, seu talento técnico emergiu cada vez mais. E assim ele desenvolveu um software de contabilidade para o comércio de restauração que ainda é usado hoje, e aparelhos para timekeeping em motorsports.Quando Frederik contou-lhe sobre sua idéia de estabelecer a estrada de ferro a maior modelo no mundo, Gerrit soube após a análise cuidadosa que seu irmão tinha batido em seu próprio sonho também. Ele imediatamente percebeu que havia muitos novos desenvolvimentos possíveis na modelagem e que um mundo sem precedentes pode ser criado.



Gerrit concordou e nos meses e anos seguintes desenvolveu uma gama de tecnologia (Sistema de carro, controle de iluminação, bacia de água real e sistema de navegação de navios etc.) que tornam o Wunderland tão único.


STEPHAN HERTZ

Stephan Hertz e Gerrit Braun reuniram-se pela primeira vez em 1989, trabalhando em conjunto com Frederik Braun no setor financeiro.




Em seguida, seguiram-se muitos outros grandes projectos, dos quais se destacou a compra da discoteca Voilà.Depois de alguns anos, eles começaram a pensar em um novo projeto - só faltava a idéia de Frederik!Como Stephan tinha uma ferrovia modelo para si mesmo quando ele era uma criança, ele logo gostou da idéia do Wunderland.Enquanto isso, ele é o webmaster da Wunderland e principal pessoa de contato para a homepage. Ele também escreve os relatórios semanais, os boletins e está feliz com as mais de 8.000 entradas no livro de visitas.


GERHARD DAUSCHER

Gerhard Dauscher desempenha um papel principal na história do Miniatur Wunderland. Desde o início, ele era candidato desejado de Frederik, que deveria construir a Wunderland, e treinar e instruir as equipes de modelagem.



Hoje, o Wunderland carrega as marcas de modelagem dele.Gerhard fez um aprendizado com a empresa Arnold (um fabricante de ferrovias modelo) e, em seguida, iniciou o seu próprio negócio de construção geral da fábrica em Mühlhausen, perto de Neumarkt. Tinha livros de encomendas cheios quando Frederik pediu-lhe para se tornar um membro da equipe Miniatur Wunderland e assim uma noite de sono antes de Gerhard. Sempre sonhara em planejar e construir uma ferrovia tão grande e agora tinha a oportunidade. Na manhã seguinte o telefone estava tocando em Hamburgo e Gerhard aceitou!Desde aquele dia Gerhard é o modelador principal do Miniatur Wunderland.



Em relação à colocação desejada por Gerhard da equipe de modelagem, Frederik teve que enfrentar uma notícia muito ruim - Gerhard queria que a equipe fosse formada por pessoas que nunca possuíam uma ferrovia modelo antes. Depois desta declaração, Frederik duvidou brevemente da sua decisão de ter pedido a Gerhard que fizesse parte da Wunderland - mas esta procura acabou por ser perfeita ea equipa originou-se de funcionários criativos, abertos e motivados, dos quais 95% não foram modeladores mas excelentes artesãos . Hoje quase todos eles ainda fazem parte do Wunderland.


* * *


Em outubro de 2016 a ferrovia consistiu em 15.400 metros) de trilha, dividida em nove seções: Harz , a cidade fictícia de Knuffingen, os Alpes e Áustria , Hamburgo , América , Escandinávia , Suíça , uma réplica do Hamburgo Aeroporto e Itália .


Dos 6.800 metros quadrados de espaço, o modelo está ocupandop 1.490 metros quadrados. Rendeu uma honroso certificado do Guinness Book.


Até 2020, espera-se que a exposição tenha atingido sua fase final de construção, incluindo pelo menos um total de dez novas seções em uma área de modelo de mais de 2.300 metros quadrados. 

A exposição conta atualmente com 1.040 trens compostos de mais de 10.000 vagões, cerca de 385.000 luzes, 130.000 árvores e 260.000 figuras humanas.


Como visto anteriormente, está em planejamento a construção de seções para França, Inglaterra, África e Austrália.

> Curiosidades:

Em 2012, o Wunderland também completou uma série de dioramas representando condições sociais e vida em vários períodos da história alemã.


* * *

Muitas características peculiares e diferentes foram instaladas na área do Wunderland, como uma fábrica de chocolate em funcionamento e um festival ao ar livre com DJ Bobo. Vejam:


A Miniatur Wunderland apresentou-se duas vezes na série de televisão britânica James May's Toy Stories, com Sebastian e Gerrit ajudando o apresentador da BBC, James May, a construir uma ferrovia modelo Hornby de escala 00 ao longo da ferrovia abandonada Tarka Trail entre Barnstaple e Bideford.


* * *

Foi visitado no episódio nº 6 (seis) da série da BBC - Grandes Continental Railway Journeys .


* * *

Há um jogo de tabuleiro inspirado em Wunderland:

O tabuleiro de jogo “Wunderland” permite aos jogadores viajar através destas paisagens em miniatura, da Escandinávia para os EUA, desde o litoral até as altas montanhas, com o objetivo de alcançar destinos predeterminados e coletar cartões postais.



Os jogadores viajam com suas peças do jogo para locais diferentes no tabuleiro. Uma vez que estas peças estão em todos os locais da carta de destino, o jogador ganha os pontos especificados.



Cada área também tem um local onde um jogador pode coletar cartões postais, para a qual ele vai receber pontos no final do jogo. Quem tiver mais pontos ganha a partida.



* * *

Recentemente, o Wunderland também teceu sua opinião sobre o famoso "muro" do Presidente Trump:


Para encerrar o post, ficam as palavras dos Irmãos Braun explicando sobre a "alma" e motivações sobre a criação deste pequeno paraíso...

FILOSOFIA ... 

"Muitas pessoas podem pensar em nós somente como meros modelistas loucos do que como empreendedores.

Pelo contrário, somos responsáveis ​​por mais de 150 funcionários que esperam de nós um futuro, e um trabalho seguro.


Nós tentamos o nosso melhor para equilibrar os papéis de modelistas entusiastas e empresários responsáveis ​​- esta é uma parte principal da nossa filosofia. Estamos convencidos de que esses dois contrastes são complementares e não mutuamente exclusivos.

Nós não queremos dirigir um negócio que se concentre somente nos números econômicos e cujo o objetivo é unicamente fazer lucros, ao mesmo tempo não queremos funcionar somente como uma máquina-lucro sem coração e entediante.


Para nós, ser empresários significa ter a possibilidade de realizar e viver estes sonhos. O Miniatur Wunderland foi o nosso devaneio. Nós somos capazes de vivê-lo agora, e apenas como em um devaneio somos capazes de influenciar o desenvolvimento posterior por nossas ações.

Claro que queremos ganhar dinheiro com o Miniatur Wunderland. No entanto, o objetivo do lucro, ao contrário da maioria das outras empresas, nunca dominará nossas ações.


Para nós, as pessoas são mais importantes do que dinheiro. Pessoas e funcionários não são fatores e números em nossos balanços, mas indivíduos únicos com qualidades e caracteres diferentes. Exatamente essa atitude é transparente em cada metro quadrado do solo de Wunderland.


Ao construir novas seções, apenas definimos o quadro básico e, em seguida, nossos funcionários podem trabalhar de forma independente dentro dele.

Depois de 500.000 horas de trabalho, o Wunderland está cheio de numerosos detalhes encantadores que não podem ser completamente reconhecidos pelos olhos dos visitantes. 

Além disso, estamos trabalhando ativamente em todas as divisões e não apenas a delegar de nossas mesas. Consultores provavelmente iria nos chamar de  loucos e diria que nós poderíamos construir a mesma exposição com o mesmo número de trens e figuras com apenas metade dos funcionários na metade do tempo. No entanto, em nossa opinião o Wunderland não seria mais o Wunderland.


O amor e a atenção aos detalhes seriam perdidos e não seríamos capazes de dizer aos nossos funcionários e visitantes que o Wunderland é o nosso mar do sonho em que podemos mergulhar em todas as manhãs.

Esperamos poder continuar sonhando por muito tempo e provar aos outros que até mesmo um ambiente de negócios que não precisa ser executado como uma máquina, desde que tenha um equilíbrio de criatividade e diversão para combinar com a lógica econômica.


Atenciosamente,

Gerrit e Frederik Braun

É isso aí, pessoal. Quem for viajar para Hamburgo deve pôr este passeio na lista com certeza. Para ver mais, acessem a página oficial de Miniatur Wunderland na web:

Nenhum comentário: