domingo, 3 de setembro de 2017

Alien - Covenant ... "Pitaco" do C&M


. Sinopse:

A tripulação da espaçonave-colônia Covenant, em missão colonizadora rumo a um remoto planeta no lado distante da galáxia, tem problemas durante a viagem e intercepta sinais vindos de uma planeta mais próximo, que decidem investigar.


Descobrem o que eles acreditam ser um paraíso inexplorado, mas na verdade é um mundo escuro e perigoso.


. Elenco:

Michael Fassbender................. David e Walter (Ambos andróides criados pela Weyland)*
Katherine Waterston................ Daniels Branson
Billy Crudup............................. Christopher Oren
Danny MacBride...................... Tennessee
Carmem Ejogo......................... Karine Oram
Benjamim Rigby....................... Ledward
Nathaniel Dean........................ Hallet
Amy Seimetz........................... Faris
James Franco......................... Jacob Branson

* David é o andróide da destruída missão Prometheus, e Walter é o andróide da missão Covenant, muito mais evoluído e aperfeiçoado tecnologicamente.

Elenco de Covenant reunido

. Trailer:


AVISO do C&M: As observações e notas do blog, não são, de maneira nenhuma, o retrato ou consenso comum de opinião. É só uma simples e humilde opinião do blog, na forma de um simplório bate-papo cinéfilo.

< ALERTA DE SPOILER! >

Juro que o primeiro pensamento que veio à minha cabeça ao começar à assistir Covenant, foi: -"Mas que diabos! Será que toda missão enviada pela Weyland será furada?!?!" ... mas logo depois alterou-se para uma sincera e nítida sensação de já ter visto essa idéia de "transmissão errante pelo espaço". Lembram ... ? - claro que sim: A famosa Nostromo

8º passageiro e a tripulação da Nostromo

Mesma premissa, de: - "Capitão, interceptamos uma transmissão estranha, mas não muito estranha... que vem de um planeta aqui perto..."

E logo "de cara" temos outra semelhança no enredo: Um membro da tripulação que se nega veementemente em ir verificar os tais sinais. Ah, se os capitães dessem ouvidos à esses predestinados... Bem...

Covenant, na verdade, tem seu prólogo com cenas entre o falecido Peter Weyland e David.


Isto, ainda, antes da missão Prometheus. Sequência curta, em que o magnata na verdade, o está preparando para tal missão. Uma leve forma de fazer o espectador entender onde iniciou-se o tal dogma existencial e moral do andróide, que tanto pesam neste e no filme anterior.


Já na Covenant em pleno espaço, um acidente faz com que haja danos na nave e o sistema de alerta - mesmo com o andróide Walter ativo - faça acordar a tripulação. Infelizmente, o capitão Jacob Branson morre neste evento (passagem curtíssima de James Franco no longa), e temos a tumultuada sucessão e blá, blá e tal. 


Além do tal sinal. Já sabem, né?

O resto é factível. Sinal estranho vindo de um fim de mundo, que os caras decidem investigar... Hã... Um minutinho para ser bastante chato: Parece realmente filme clássico de terror. Aqueles filmes, sabem, em que o assassino está atrás da porta, no fim de um corredor escuro, e tem seu amigo dizendo: -"Furada! Furada! não vamos entrar aí, vamos por alí, onde tem luz e pessoas..." e o que ocorre? Decidem ir justamente pelo escuro e passar pela porta e VAPT! são mortos! .... 



Retornando para Covenant: Aí, epicamente descem com toda "parafernalha" moderna e tecnológica no tal planeta. Aos primeiros passos, notam plantas terráqueas (trigo?!?!?!) nesse planeta esquecido e que não há barulhos de nada... Nenhum animal. E... Continuam...


PAUSA: Ia esquecendo... Vale muito, fazer uma comparação da descida da nave em Covenant, com a descida da nave de 8º passageiro... Eheheheh... Quanta diferença, "eitcha" modernidade cinematográfica e santo CGI!!!


Chegam perto da nave dos engenheiros (A nave que David e Shaw pilotaram no final de Prometheus) incólume, assentada no topo de um platô, de forma obscura e sinistra. E eles continuam... - Filme clássico de terror, lembram?


Algumas coisas precisam ser citadas aqui: Primeiro, temos uma forma nova de infecção alien, através de se pisar em óvulos (?!?!) - Na verdade, parecem cocô de cavalo. Sério. Iguais cocô de cavalo ou boi... e um inseto quase molecular entra pelo seu ouvido e... Lascou-se.


Novamente entramos na mesmice e cenas óbvias, como infectados + correria + quarentena inútil + burrice + explode a po***ra da nave, que ferrou com todo mundo. E no ápice de toda "bhosta" - com "h" mesmo, surge o salvador, o encapuzado que salva todo mundo e os manda segui-lo... - Ôpa, filme de terror clássico de novo!!! Vamos todos seguir o estranho humanóide que do nada nos salva e nos manda segui-lo para as entranhas deste mundo esquisito... Ah, vai dar o quê? Vamos lá!!! Pior que tá, não fica!!!


.... Pior que fica.

Conhecemos então toda história pós-Prometheus frenética e doente de David, desde a chegada neste planeta até o momento. Seu plano doentio e biológico (Já temos essa noção quando ele pergunta mais cedo, na clareira aos sobreviventes e surge a informação dos 2.000 colonos. Seu olho brilha e quase esfrega as mãos de contentamento... - huuuuummm... Duas mil almas inocentes... - Ele diz. Doentio, né?) baseado nos embriões alienígenas.

Temos uma resposta relativamente conclusiva do que houve com a Doutora Shaw, muito embora David trate do assunto com um misto de amor e mentira.



Sinceramente. Achei um fim muito aquém do que realmente merecia a personagem. Tudo que ela fez e passou em Prometheus, com um final heroico e findou-se assim, melancolicamente... Triste.


Sustos, mortes horrendas (SQN...), revelações e uma fuga/resgate alucinante dão o tom final do filme, com o clássico desfecho de "jogar" o alien para fora da nave, queima e tal... 

Nota: Depois da luta de Fassbender vs. Fassbender, ops, David vs. Walter, com aquele final em aberto, juro e vocês também - não mintam - da total certeza que o andróide que saiu correndo para a nave de resgate era o DAVID!


Eu sabia! eu sabia!...

Porém... Ele trocou de corpo andróide com o Walter? Pois David estava claramente mais "acabadinho","Rôto", e diferenciado de Walter. E que troca de roupa rápida, minha gente!!!


E o grande final, fica por conta da burrice da galera sobrevivente da Covenant. 


Já tinham presenciado o que um robô fez. O louco que se tornou. Claro que se fosse eu, não confiaria minha vida e de mais 2.000 colonos ao "até então Walter" - mesmo ele sendo confiável. Mas... O saldo são dois embriões de aliens somados aos colonos rumo a Origae-6...

Obrigado pela visita e até logo!!!

Nenhum comentário: