quarta-feira, 16 de agosto de 2017

VfB Stuttgart 1893 - Alemanha

Olá, pessoal.

Hoje, o blog apresenta sua 141ª camisa da coleção. E ela é alemã...


O Verein für Bewegungsspiele Stuttgart 1893 e. V., mais conhecido como VfB Stuttgart ou simplesmente Stuttgart, é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 9 de setembro de 1893, sediada na cidade de Stuttgart, sudoeste do país. Atualmente, disputa a Bundesliga, a primeira divisão do Campeonato Alemão.


Nasceu como Fussballverein 1893 Stuttgart. No início era um clube de Rugby e exerceu essa atividade até 1897.


Nesse ano viu crescer uma agremiação poliesportiva chamada Kronen-Clubs Cannstatt

Em 1912 os dois se fundiram e formaram o que é hoje o Stuttgart.


Em 1926 veio o primeiro título regional do time e pela primeira vez o escudo oficial do clube aparecia nas camisas dos atletas.


No ano de 1929 chegou em Stuttgart um técnico húngaro chamado Dr. Kovacs, que trouxe o segundo título regional para a galeria da agremiação. Com esse título, o primeiro ídolo do clube, Ernst Blum, foi convocado para a seleção nacional. Era o primeiro jogador do VfB Sttutgart a ser chamado.

Formação em 1926 - escudo aparece na camisa pela primeira vez

Em 1933 o clube passou a mandar suas partidas no novo estádio: o Neckarstadion, com capacidade para 40 mil espectadores.


O estádio foi construído para as Olimpíadas Alemãs. E, neste novo estádio, foi campeão da sua primeira Copa do Sul da Alemanha.

GALERIA C&M



> Títulos:


Em 1950 o time enfrentou o Offenbacher Kickers e, ao vencer por 2 a 1, sagrou-se campeão nacional pela primeira vez em sua história, com um público de 96 mil espectadores no Estádio Olímpico de Berlim, e outro ainda maior de 100 mil pessoas na principal estação de trem da cidade, esperando a volta dos campeões.

Equipe do Stuttgart em 1950 - Campeão Nacional

> Curiosidades:

Em 1945 foi fundada a Liga do Sul da Alemanha (Süddeutschen Oberliga). Em 4 de novembro do mesmo ano, 16 clubes – incluindo o Stuttgart – se filiaram à liga.

No ano seguinte, com jogadores lendários como Robert Schleinz e Otto Schmid, o VfB venceu o primeiro título pós-guerra da Alemanha.

Robert Schleinz

Em 1989, o VfB chegou à sua primeira final de campeonato europeu.


Na Copa da Uefa, enfrentou o Napoli, de Maradona (imagem acima), e perdeu após uma derrota no primeiro jogo e um empate no segundo. 

GALERIA C&M



BLOG:

A Puma sempre confeccionou camisas bacanas.

Quando falamos em camisas de futebol, sempre virão à mente as icônicas camisas das seleções africanas.

Mas, retornemos à Alemanha (risos)... 

Esse modelo de 2009/10 seguiu uma tendência famosa da fornecedora à época, utilizada em vários layout's: As "anteninhas" - como eram apelidadas, alocadas nos ombros, e convergindo na altura do peito da peça.

Em tempo: essas "anteninhas" foram usadas por "muuuuito" tempo em vários modelos e projetos da Puma.

Somando-se à isso, temos a faixa transversal vermelha - tradicional nas camisas titulares do Stuttgart - e mais os elementos espalhados no tom vermelho, em contraste com o branco, resultam num visual bonito, comportado e lúdico.

Os acabamentos - principalmente o escudo - estão ricamente trabalhados. Primoroso.

O tecido é de boa qualidade, levemente poroso, suportando bem o tempo e condições de temperatura (não acumula bolor!).

> Estádio - Mercedes-Benz Arena:


O Mercedes-Benz Arena é um estádio de futebol e atletismo de Stuttgart, na Alemanha.

Tem capacidade para 60.441 espectadores.


Seu nome anterior era em homenagem a Gottlieb Daimler, um construtor de automóveis que fundou a Daimler-Motoren-Gesellschaft, atualmente a Daimler AG.

Antes de 1993 era designado de Neckarstadion, devido ao rio Neckar que passa ao lado. 

O estádio foi construído em 1933, pelo arquiteto alemão Paul Bonatz. No final da sua construção, deram-lhe o nome de Adolf-Hitler-Kampfbahn.

De 1945 a 1949 chamou-se de Century Stadium e mais tarde Kampfbahn.

Em 1993 o Neckarstadion foi reformado para novas olimpíadas mundiais. O estádio passou a se chamar Gottlieb-Daimler Stadion


O estádio tem capacidade para aproximadamente 58 mil pessoas, após a sua remodelação em 2005.

Curiosidades sobre o Estádio...

Foi no Gottlieb Daimler que a Alemanha enfrentou a Suíça em 22 de novembro de 1950, no primeiro jogo internacional em solo alemão após o término da Segunda Guerra Mundial

O estádio também recebeu, no dia 19 de dezembro de 1990, o primeiro jogo internacional depois da reunificação, em outra partida contra os suíços.


Além de confrontos da Copa do Mundo de 1974 e da Eurocopa em 1988, a cidade de Stuttgart foi palco do Campeonato Mundial de atletismo de 1993.


O estádio foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

GALERIA C&M



> Apelidos/Mascote:


Desde 1992 o crocodilo Fritzle foi eleito mascote do Stuttgart em votação feita entre torcedores em um programa de TV da cidade.


E o nome, dizem, é uma homenagem ao lendário Fritz Walter, ídolo do futebol alemão.

Fritz Walter

Curiosidades sobre o Mascote...

A popularidade do mascote do Stuttgart é tamanha entre seus torcedores, adeptos e cidadãos da cidade, que o personagem possui até tiras em quadrinhos:





GALERIA C&M




BLOG:

Não há muitos pontos negativos à se apontar na camisa. Mas, ainda assim, há uns poucos:

- O modelo de gola é bonito, mas é apertado e passa uma sensação de "estrangulamento" ao se usar.

- Do mesmo modo, o tamanho que a Puma descreve nas etiquetas não é condizente com a realidade e apesar de "XG" é muito apertada no corpo.

- A parte traseira da camisa (onde temos o numerário) poderia ser melhor trabalhado o seu layout.

* * * * * * * * * *

Nenhum comentário: