terça-feira, 13 de junho de 2017

Itapemirim 60 anos: Ep 05.05 - Tribus 1987


Finalizando  esta pequena série de cinco partes do Camisas & Manias abordando o tema dos 60 anos da Itapemirim, com a pintura especial em seus carros...  Hoje, a parte 05:

5 - Tribus III Série 21000 - (1987)



O Tribus original foi lançado pela Itapemirim em 1980, quando do início das operações da linha São Paulo <-> Rio de Janeiro, num período de grande euforia econômica e no qual os transportes rodoviários cresciam a índices chineses.



Mais do que criar um novo serviço, a Itapemirim, numa iniciativa visionária do empresário Camilo Cola, resolveu fabricar seu próprio ônibus, com a inauguração da Tecnobus, montadora instalada em Cachoeiro de Itapemirim, ainda na década de 1960.

A idéia era fabricar ônibus de três eixos, de maiores dimensões, mais confortáveis, robustos e seguros, segundo o empresário.



No auge de sua linha de produção, em meados da década de 1980, a Tecnobus chegou a fabricar um ônibus por dia.

"Com os Tribus, maiores, mais vistosos, novinhos em folha, muito confortáveis, a Itapemirim começou a ganhar participação no disputado mercado (Rio de Janeiro - São Paulo), chegando, por volta de 1982, a conquistar metade dele", contou Camilo Cola, em sua biografia, 'A Estrada da Vida', de 1998.



"O Tribus exerceu imediatamente um grande fascínio sobre os clientes. Inovação técnica significativa e de comprovada economicidade, associada a marketing agressivo e eficaz", explicou.


Para ver ou rever a PARTE 01 desta Série, CLIQUE AQUI.
Para ver ou rever a PARTE 02 desta Série, CLIQUE AQUI.
Para ver ou rever a PARTE 03 desta Série, CLIQUE AQUI.
Para ver ou rever a PARTE 04 desta Série, CLIQUE AQUI.

Página da Itapemirim na WEB

Nenhum comentário: