terça-feira, 13 de novembro de 2012

San Zhi


Esse assunto não é tão desconhecido. Mas vale à pena tê-lo aqui no C&M...

O que pode ter acontecido de tão grave, assustador ou iminente, que culminou com o abrupto abandono do pequeno Resort luxuoso construído no vilarejo de San Zhi, litoral norte da ilha de Taiwan?


Apesar do título do da matéria apontar como misterioso, cabe-nos, acredito, tecer-lhe o rótulo de ... Intrigante.

Contruído ao largo do vilarejo de San Zhi, um luxuoso complexo turístico com requintes futurísticos de nome homônimo, atraía a atenção pelo seu arrojado projeto arquitetônico fantasioso, e fazendo irremediavelmente seus apartamentos e suítes lembrarem enormes discos voadores.


Eram meados do início da década de 80, e a idéia era proporcionar um local com forte apelo turístico, mesclado a bela paisagem e com um cenário temático "sci-fi", onde as pessoas poderiam ter a oportunidade de deixar a rotina movimentada e cansativa das grandes cidades de Taiwan e relaxar, em um local de paz, bem próximo à natureza.


Mas não foi bem isso que aconteceu...


Mesmo antes de estar pronto, o lugar foi TOTALMENTE abandonado às pressas pelos seus construtores. 

Apesar de inúmeras tentativas de se levantar o real motivo desse abandono junto à empresa responsável e pessoas ligadas ao empreendimento, nada... Nenhuma “vírgula” sobre o motivo jamais foi revelado.


Mas o que realmente intriga a todos é o abandono total do local. E mais... A obra nunca mais foi retomada. Não houve mais nenhum tipo de interesse comercial, residencial ou industrial no local.

O QUE REALMENTE ACONTECEU EM SAN ZHI?


Restam então, as lendas e mitos que alimentam o que pode ter ocorrido em San Zhi. As principais fontes de informações ou possibilidades advém dos residentes da região.


O principal motivo apontado é que vários (muitos, muitos!) acidentes de trabalho ocorreram durante as obras, de forma repetitiva e algumas sem nenhuma explicação lógica.


Pior: Esses acidentes acarretaram diversas mortes de operários e prestadores de serviços no canteiro de obras, chegando em um ponto que a coisa ficou tão feia e bizarra que a empresa encarregada do projeto, simplesmente desistiu e abandonou o empreendimento, deixando tudo do jeito que estava para trás.


Em menor escala, alguns moradores de San Zhi  ainda apontam que muitos trabalhadores simplesmente sumiram (desapareceram!) da noite para o dia, na obra, sem deixar rastros ou evidências.  Não apareciam (ou voltavam) nem mesmo para receber salários e pagamentos em aberto, recuperar pertences  e objetos pessoais e que os responsáveis da obra recebiam vários telefonemas e visitas de parentes questionando o paradeiro desses trabalhadores desaparecidos - Lembra muito o episódio de Croatoan, não?...  


E assim, o Resort de San Zhi continua até hoje em pé, com seus prédios decrépitos, assustadores, mal acabados e com seu eterno lago sem movimento. Transformou-se num atrativo turístico para fotógrafos e aventureiros (Mas só com a luz do dia...), e lógico, um local repleto de histórias de fantasmas e assombrações, por motivos óbvios. 

Mas o tempo cobra sua dívida e está sendo cruel, pois cada vez mais tudo está se deteriorando, deixando o lugar com cara de “cidade fantasma de verdade”, daquelas em que ninguém quer passar uma noite sequer...

Obrigado... O C&M agradece sua visita.
TCHAU!

Nenhum comentário: