segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nossa Bandeira, Nossa Pátria!!!

19 NOV - DIA da BANDEIRA

A bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são as armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional.

A atual versão da nossa bandeira nacional possui suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro de 19 de novembro de 1889 (data em que foi adotada), sofrendo poucas alterações desde então.


Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes, sendo a letra "E" central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.


A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.



A inscrição "Ordem e Progresso", sempre em verde, é uma forma abreviada do lema político positivista cujo autor é o francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim (em francês: "L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but").


A posição e dimensões exatas de cada componente da bandeira são definidas em lei, bem como a associação das estrelas com os estados e o Distrito Federal.

No mapa (aol lado), a cor de cada unidade da federação indica a qual constelação pertence a estrela correspondente.

A bandeira do Brasil pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. 

Nas solenidades oficiais, há várias formalidades a serem seguidas. Nas festas particulares, principalmente aquelas que se realizam nas ruas e nos estádios, com grande aglomeração de pessoas, a informalidade prevalece.



Hasteia-se a bandeira:

- Diariamente nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, nas missões diplomáticas brasileiras e nas unidades da Marinha Mercante;

- Nos dias de festa e de luto nacional, também nos estabelecimentos de ensino e sindicatos;

- Pelo menos uma vez por semana, em caráter solene, nas escolas públicas ou particulares.

A bandeira pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite, mas normalmente isso é feito às 8 horas e às 18 horas, respectivamente. 

Apenas no Dia da Bandeira (19 de novembro), o hasteamento é realizado às 12 horas, em solenidade especial.

Durante a noite a bandeira deve estar iluminada.

Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a bandeira brasileira é a primeira a atingir o topo e a última a dele descer.

 O hino à Bandeira do Brasil tem letra de Olavo Bilac (1865-1918) e música de Francisco Braga (1868-1945). Foi apresentado pela primeira vez em 1906.

***

BLOG: Nosso país é lindo por natureza. É imenso e jocoso em seu posto na América do Sul. Nossa Bandeira não poderia deixar de ser menos apropriada à grandeza de nossa pátria. Haverá de chegar o dia em que os verdadeiros patriotas vão deslumbrar nosso panteão e elevar nosso país ao patamar que realmente merece estar, junto às outras nações mundiais: No topo. Com humildade, sempre. E com ORDEM e PROGRESSO.

BRASIL, ame-o ou deixe-o!

Nenhum comentário: