terça-feira, 16 de outubro de 2012

S.E.R. Caxias do Sul-RS


Essa camisa do acervo C&M é uma das “especiais”. Essa camisa do BEPE é presente de meu grande amigo ALEXANDRE PEDRON. Ou seja, é uma das minha camisas "inegociáveis".



Fundação do Clube
10 de abril de 1935

Tudo começou de uma fusão dos clubes Rio Branco e Ruy Barbosa, com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo.

<<= Germano Pisani

As circunstâncias que envolveram o surgimento do Grêmio Esportivo Flamengo, (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul) estão diretamente ligadas ao seu mais tradicional rival.

Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Ruy Barbosa, Sílvio Toigo e propôs uma fusão entre os clubes.

Sylvio Toigo =>>

O objetivo foi de unir forças para ter condições de enfrentar os maiores rivais no estado, especialmente o Juventude.



INFOBlog
Em 1971, o Flamengo uniu-se ao seu maior rival, o Juventude, formando a Associação Caxias de Futebol, que usava uniforme preto e branco. Quatro anos depois, o Juventude desfez a sociedade e voltou ao futebol. O Flamengo continuou como Caxias, mas com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e com o uniforme grená, azul e branco.


Mascote do Clube
BEPE

Criação do cartunista Iotti, surgiu nos anos 90, popularizando-se rapidamente. Inspirado pelas características do imigrante italiano que colonizou a região Nordeste do Rio Grande do Sul. Fanfarrão e irônico, preza as coisas boas da vida: mesa farta, vinho (bordô, é claro), estádio lotado (com muitas ragazzas, lógico) e grandes jogos.


Um outro símbolo divide com o BEPE o estigma de mascote do clube: Inspirado nas cores do Caxias, o Falcão é o mascote que batizou o antigo Centro de Treinamento (Ninho do Falcão) e uma das categorias de sócios (Falcão Grená).

O Cartunista Iotti =>>
Torcedor ilustre e de forte ligação com o Caxias.

Em 2005, com o lançamento de selo comemorativo aos 70 anos, o Falcão Grená acabou por inspirar o cartunista Iotti que desenhou o selo com o Falcão Grená e os distintivos da S.E.R. Caxias do Sul e do G.E. Flamengo.



INFOBlog
Em 1972, ocorreu em Caxias do Sul a primeira partida de futebol transmitida ao vivo pela televisão e, consequentemente, foi o primeiro evento transmitido em cores para todo o Brasil. O jogo foi entre a Associação Caxias de Futebol e o Grêmio de Porto Alegre.


Estádio(s)
Estádio Francisco Stédile
Estádio Centenário

Capacidade: 38.000 pessoas
Inauguração: 12 de setembro de 1976
Proprietário: S.E.R. Caxias do Sul

O estádio foi erguido no bairro Marechal Floriano, onde antes se encontrava o Estádio da Baixada Rubra, pelo então presidente e atual patrono do Caxias, Francisco Stédile.

<== Franciso Stédile

Ele aceitou o desafio do presidente da extinta CBD, Heleno Nunes, para, num espaço de seis meses construir um estádio e pleitear uma vaga no campeonato nacional, de tal forma que o estádio Centenário acabou servindo como passaporte do clube para o Campeonato Brasileiro de 1976.

O apelido Centenário foi uma homenagem aos cem anos de colonização italiana ocorrida em 1975.

Em 14 anos, mais precisamente de 1977 a 1991 a Caxias só perdeu uma única vez no Centenário. Foi em um clássico Ca-Ju.




INFOBlog
O Caxias foi o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar o Campeonato Brasileiro em 1976, bem como o primeiro clube do interior gaúcho a disputar a Copa do Brasil, em 1991.




ClÁSSICOS & RIVAIS


CA-JU

O Caxias é rival histórico do Juventude. As partidas envolvendo os dois clubes são conhecidas como Ca-Ju.

Detentores de grandes conquistas do futebol do interior gaúcho, Caxias e Juventude, consequentemente, promovem um dos clássico mais importante do estado. "Papos" e "Grenás" mobilizam a cidade de Caxias do Sul em dia de clássico.



CLÁSSICO DA POLENTA

O Caxias realiza outro clássico, contra o Esportivo, da cidade vizinha Bento Gonçalves. Este clássico é conhecido como Clássico da Polenta.

Desde a época que o Caxias chamava-se Flamengo, o clássico mobilizava a região. Os antigos estádios Baixada Rubra do Flamengo e Montanha do Esportivo "rugiam" em dia de clássico, virando caldeirões com superlotações.

É um clássico com muita história e tradição. 


Em alguns momentos meus “hobbys” se complementam. Aqui, abaixo, as imagens mostram as versões do Falcão 1 (ônibus oficial de transporte de jogadores e membros da comissão técnica do clube):



Site Oficial do clube

***BLOG***
E ocorre que meu amigo de terras catarinenses, Alexandre Pedron,  envia este agradável “regalo” para o amigo aqui.

Modelo away do simpático Caxias do Sul (da cidade homônima), caracteriza-se por ter como template um layout padrão utilizado pela Kanxa para outros clubes que mantém parceria (Paraná Clube-modelo “home” 2011, por exemplo) com o advento das cores da agremiação Gaúcha.


A grande vedete deste desenho é a aplicação de camadas diferenciadas de tecido entre as costuras, proporcionando uma visão moderna e jocosa à camisa. As inserções de aportes no dorso superior da camisa estão muito bacanas, bastante suscintas. Meu único senão é para o aporte na barra inferior frontal – em nenhuma camisa o aporte fica visualmente bacana ali – e seria melhor se fosse adotado no local usual, na altura do peito. Fonte numérica às costas e tipo de gola/colarinho adotados são usuais e padrões.

Um belo presente para o acervo deste blogueiro, ao qual agradeço publicamente ao meu amigo Alexandre!!! \0/!!!

O Camisas e Manias agradece sua visita...
MUITO OBRIGADO !!!

4 comentários:

alwar disse...

Show de bola teu Blog garoto. Show de bola!!!!

Vianna (Camisas e Manias) disse...

\O/ ... Valeu alwar!!! Muito obrigado pelas palavras, fico muito feliz, pois os posts são feitos com muito cuidado e carinho, visando informar, mostrando juntamente com as camisas da coleção o quanto é rica de informações, cultura e tradições, através das histórias de nossos milhares de clubes e agremiações por aí.

gerson selayaran disse...

Tem foto do time do flamengo cxs do tempo do barreira oscar ze Roberto osmar caio gaspar iauca sidnei techio luis Fernando enio chaves amarante deca

gerson selayaran disse...

Tem foto do time do flamengo cxs do tempo do barreira oscar ze Roberto osmar caio gaspar iauca sidnei techio luis Fernando enio chaves amarante deca