segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lago Paranoá e Ponte JK

VITRAL da SEMANA C&M
LAGO PARANOÁ e Ponte J.K.

[BLOG]: Uma das primeiras (das belas) visões panorâmicas que se tem na aproximação do DF é justamente do Lago do Paranoá. Belíssimo, destoa majestoso em conluio com o serrado...

Imagem: A. Vianna (Blog C&M)

O Vitral (seção Semanal do blog) de hoje vai abordar este cartão Postal e outro, que também está alocado em seu leito.

O Lago Paranoá é um lago artificial da cidade de Brasília, no Distrito Federal (Brasil). Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls* e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

* O Blog vai abordar sobre a Missão Cruls posteriormente.

O lago é formado pelas águas represadas do Rio Paranoá. Tem 48 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 38 metros e cerca de oitenta quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte". Localizado em Brasília, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago, há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

Mapa com destaque ao Lago Paranoá em BSB/DF

"Paranoá" é um vocábulo de origem tupi. Significa "enseada de mar", através da junção dos termos paranã ("mar") e kûá ("enseada").

Lago Paranoá com movimento intenso de embarcações (Imagem:Google)

Por falar nisso... Você sabia? O Distrito Federal possui mais de 11.000 embarcações registradas, sendo a terceira maior frota náutica do país. Entretanto, não há, em toda a orla do lago, qualquer píer ou marina públicos. 

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, remo, iatismo, esqui aquático e até mergulho. 

Ali é realizada, desde 1994, a Regata JK, disputa com mais de duzentas embarcações.

Possui como afluentes: O Ribeirão do Torto, Ribeirão do Gama, Ribeirão Riacho Fundo, Ribeirão Bananal e três ilhas: Ilha do Paranoá, Ilha do Retiro e Ilha dos Clubes.


Segundos dados de fev/2012: O Lago Paranoá já perdeu 7% de seu volume devido ao depósito de sedimentos e ao crescimento de vegetação típica do assoreamento. O processo de degradação está extremamente acelerado.

PONTE JK

Imagem: A. Vianna (Blog C&M)

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá.

Imagem panorâmica ponte JK (Imagem: Google)

Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1.200 metros, largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimento total dos vãos de 720 metros.

Imagem: A. Vianna (Blog C&M)

A estrutura da ponte tem quatro apoios com pilares submersos no Lago Paranoá e os três vãos de 240 metros são sustentados por três arcos assimétricos e localizados em planos diferentes, com cabos tensionados de aço colocados em forma cruzada, o que geometricamente faz com que os cabos formem um plano parabólico.

Detalhe dos arcos e cabos da ponte JK. (Imagem: Google)

Com seus arcos assimétricos, a estrutura em três arcos, inspirados "pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água", é única no mundo, comparável em forma, mas não em sistema estrutural, com a passarela do Aquário Público do Porto de Nagoya, Japão.

Ponte JK à noite (Imagem: Google)

Devido a qualidades estéticas e harmonia ambiental da Ponte JK, o arquiteto da obra, Alexandre Chan, recebeu em 2003 a Medalha Gustav Lindenthal, outorgada pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos.


A ponte também foi a vencedora do Prêmio Abcem 2003 – Melhores Obras com Aço do Ano, na Categoria Pontes e Viadutos, outorgado pela Associação Brasileira da Construção Metálica.

Lago Paranoá com Ponte JK em destaque, visão do Palácio da Alvorada (BSB/DF)
Imagem: A. Vianna (Blog C&M)

Obrigado pela Visita !!!
Em breve mais matérias sobre a linda Brasília aqui no C&M!!!

Nenhum comentário: