quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Marcas Automotivas #03

C&M’s Séries
MARCAS AUTOMOTIVAS
PARTE #03


Os touros sempre foram a obsessão de Ferruccio Lamborghini, fundador da empresa italiana, que era do signo de touro. Além disso, ele era fanático por touradas e, até hoje, os superesportivos da marca são batizados com nomes de touros famosos (como Diablo, Murciélago e Aventador).

Você sabia?

... Que Ferruccio Lamborghini era um rico construtor de tratores e fazendeiro, descendente de toureiros, e assim como a maior parte da sociedade de elite da época, utilizava automóveis da marca Ferrari?

... Que certo dia, Ferruccio encontrou Enzo Ferrari, criador da montadora, enquanto fazia uma revisão de sua Ferrari na fábrica, e foi reclamar a respeito do sistema de embreagem das Ferraris, com o qual Ferruccio já andava há tempos insatisfeito. Tratado com displicência por Enzo, recebeu uma resposta de nível semelhante a: "Você é apenas um fazendeiro, não venha falar das minhas Ferraris". Ferruccio, sentindo-se ofendido respondeu: "Criarei então um carro melhor que o seu, e te ensinarei a fazer embreagens!".

Lamborghini Gallardo da Polícia italiana

... Que em 1987, a marca norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini e, além do substituto do Countach, começou a preparar um motor para equipar carros de Fórmula 1. A estréia nesta competição automobilística ocorreu em 1989, mas nunca teve sucesso. E que desde 1998 a Lamborghini pertence ao grupo Volkswagen?

Então tá... Já que estamos falando "Das Auto"...


Por mais óbvio que possa parecer em nosso mundo globalizado de hoje, acredite: muitas pessoas não percebem que o logo traz a letra V sobre a letra W. Em alemão, "volks" significa "povo", enquanto "wagen" pode ser traduzido como "carro". O "carro do povo", neste caso, era o Fusca (ou Volkswagen Sedan), desenhado por Ferdinand Porsche para o ditador Adolf Hitler, que queria um veículo barato e confiável para todos os alemães.

Você sabia?

... Que o Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Porsche,Skoda, MAN e Volkswagen Caminhões e Scania?

... Que em 2010 o grupo VW tentou comprar parte da Ferrari, onde não se  preocupou com questões financeiras, chegando à oferecer uma oferta de US$ 3,16 Bilhões? Mas o grupo Fiat não consolidou a venda?

Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg - Alemanha

... Que em 30 de julho de 2003, o último Carocha/Fusca foi produzido no México, selando para o famoso e simpático modelo um total de 21.529.464 unidades produzidas em todo o mundo?

... Que uma das maiores fábricas da Volkswagen está situada na Vila de Palmela ao sul de Lisboa (Portugal), que é conhecida como a Autoeuropa?


As argolas entrelaçadas simbolizam as quatro marcas alemãs que formaram a Auto Union: Horch, Audi, Wanderer e DKW. Em 1985, a empresa decidiu adotar apenas o nome Audi AG.

Você sabia?

... August Horch iniciou no final do século XIX o projeto para a construção de automóveis dando, assim, origem à fundação da marca Horch, na Primavera de 1899, em Zwickau, perto da cidade de Chemnitz. A um ritmo quase alucinante para a época, a Horch produziu cinco modelos diferentes, até 1909. Nesse ano, Horch, devido a divergências com os diretores decidiu abandonar o projeto. Como Horch perdeu os direitos do nome da empresa então criada, teve que renomear a mesma mas com outra designação. Horch contornou com elegância o problema, adotando como nova marca o seu próprio nome, mas traduzido em latim: Audi.


O logotipo da fabricante alemã junta elementos do brasão de Württemberg-Baden, como a região de origem da marca era chamada, com o cavalo rampante, que, além de representar força e poder, é um dos elementos-símbolos da cidade de Stuttgart, onde fica o quartel-general da Porsche.

Você sabia?

... Que a marca alemã Porsche foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche, mas que Ferdinand Porsche já era conhecido antes de fundar a Porsche? Ele havia trabalhado para outras marcas, tais como a Volkswagen. Havia também lançado em 1900 o primeiro automóvel híbrido.

... Que em 1964 é lançado o ícone da Porsche, o Porsche 911?. E que este modelo foi lançado inicialmente com o nome de 901, mas devido aos direitos comerciais adquiridos pela Peugeot, teve que alterar o nome?

Modelo 911 - Ícone da empresa

... Que recentemente (2009/2011), o Grupo Volkswagen tornou-se o principal acionista da Porsche e a Porsche o maior acionista do Grupo Volkswagen? Isso causou uma grande revolução na Porsche que passou a compartilhar muitas peças com modelos Volkswagen para reduzir custos. Exemplo disso: O Porsche Cayenne e VW Touareg compartilham câmbio, plataforma, algumas opções de motorização e até mesmo o design de ambas são muito semelhantes.

Obrigado pela visita aqui no blog... E a Série continua... Em breve, a penúltima parte...
TCHAU!!!

Nenhum comentário: