terça-feira, 18 de setembro de 2012

Atlético PR: Camisa 100 anos Internacional-PR


Em 1912, Joaquim Américo Guimarães alugou uma chácara no Baixadão da Água Verde em Curitiba. Pretendia fazer ali o primeiro estádio de futebol do Paraná. Seria a sede do time que acabara de montar, o Internacional.


Alemães, portugueses, espanhóis, poloneses, italianos, ucranianos, japoneses, holandeses. Cada povo tinha seu time de futebol, mas Joaquim Américo, que hoje dá nome ao estádio do CAP, queria formar uma equipe independente de nacionalidades. Assim surgiu o Internacional, que em 1924 se fundiu com o América Foot Ball Club (nascido em 1914) para dar origem ao Clube Atlético Paranaense.

Em comemoração aos 100 anos do Internacional, a Umbro em parceria com o Atlético Paranaensessim como o primeiro uniforme do Internacional, o manto comemorativo é alvinegro com listras verticais.

Ele traz o brasão do CAP nas costas e o símbolo do Internacional no peito com o número 100 estilizado.


A Umbro, famosa por seus uniformes elaborados com requintes de alfaiataria, criou uma estampa bem especial para esta camisa comemorativa.



Juntou o Plateresco, estilo arquitetônico do Renascimento espanhol (século XV); os desenhos das pessankas, ovos coloridos à mão, tradicionais na cultura ucraniana; os Seigaíha, motivos usados na estampa de quimonos japoneses que significa mar e ondas azuis; pincelou grafismos que fazem referência a Portugal e também colocou o símbolo meteorológico do furacão, uma insígnia que representa família, uma mandala com o brasão do CAP e até um navio. 


Esta mistura de grafismos deu origem à estampa que está aplicada em ton sur ton sobre as listras pretas da camisa.


A camisa comemorativa dos 100 anos do Internacional do Paraná é edição limitada e está à venda desde 15 de setembro por R$ 189,90.


***BLOG***
Umbro é Umbro. Sempre gostei (e gosto!) dos projetos da fornecedora inglesa. Ainda mais da seção "Tailored"... São contemporâneos, bonitos e dificilmente desagradam.


Esta camisa do Atlético Paranaense está lindíssima, e engloba uma inspiração histórica que curto demais, e possui um template maravilhoso, ricamente trabalhado. O único senão é esse detalhe na gola, que a Umbro vem usando em alguns projetos.

Nenhum comentário: