terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Perseguição (Pitaco do C&M)

A Perseguição
The Grey

*Sinopse*
Ao tentar fazer uma viagem tranquila para casa, um grupo de extratores de petróleo do Alasca acaba sofrendo um acidente aéreo. Do total de 125 passageiros, apenas 8 sobrevivem.


Machucados, eles tentam se recuperar quando descobrem que aquele é um local habitado por uma matilha de lobos selvagens.


Considerando os humanos invasores, os animais passam a caçar lentamente os sobreviventes da queda do avião, levando-os a uma intensa luta por sobrevivência.

*Direção*
Joe Carnahan
< Mesmo Diretor de Esquadrão Classe "A">

*Trailer*

*Elenco*
Liam Neeson, Dermot Mulroney, Nonso Anozie, Joe Anderson, Frank Grillo, Dallas Roberts, Larissa Stadnichuk, Ben Bray, James Badge Dale…


## “Pitacos” do BLOG ## 

Nota IDÉIA ...... 09

Muito interessante a idéia de mostrar como o ser humano pode se superar para buscar a sobrevivência, ainda mais em um ambiente totalmente isolado e inóspito como o Alasca e ainda por cima, com uma matilha de predadores em seu encalço.


Nota HISTÓRIA (Enredo) ...... 08

O enredo poderia ter aproveitado melhor a ótima idéia do filme, e abordado mais profundamente algumas situações. O enredo realmente é bem moderado. 

Nota EVOLUÇÃO ...... 09

Eletrizante e com bastante suspense em algumas tomadas, e muito factível e cansativo em outras. Mesmo assim, você se mantém “ligado” no filme a maior parte do tempo, sempre na expectativa de descobrir o que vai ocorrer na sequência seguinte. 


Nota EFEITOS ...... 08

Algumas cenas (como no acidente aéreo) e no trato com os lobos (muito bem trabalhados digitalmente - salvo algumas desproporções vez ou outra nas cenas).

Sim, os efeitos fazem bem o seu trabalho no filme, como por exemplo, na tomada em que o grupo se encontra no meio da floresta à noite, e se vêem cercados e ao fundo só aparecem o brilhos dos olhos vorazes dos lobos na escuridão... 

Nota TRILHA SONORA ..... 08

Bem alocado, os temas se encaixam com perfeição nas tomadas e preenchem com maestria as partes de ação, suspense e drama existentes na película. 

Nota FOTOGRAFIA ..... 10

O cenário inóspito e isolado, e ao mesmo tempo maravilhoso e inebriante do vultuoso Alasca é muito bem captado em todas as suas formas durante o filme.


Nota ENTRETENIMENTO ..... 08

Por tratar-se de um tema que envolve perseguição e voraz luta pela sobrevivência em um ambiente selvagem, isolado e com uma matilha de lobos como algozes, o filme é muito correto no seu desenrolar, salvo alguns pequenos “furos” quase impercepitíveis e pequenas sequências cansativas e arrastadas. Porém, o final (apesar de bastante coerente com a situação!) pode desanimar alguns cinéfilos mais incautos. Confesso que eu mesmo, fiquei bem chateado... Porém... Resignado pela situação do protagonista nesta cena final. Seria algo em torno do "impossível" se safar de uma situação daquelas... 


·       Epílogo

O título escolhido para a versão brasileira é bem colocado (mas na minha opinião, não o ideal...) e o tema original é aceitável, mas soa muito estranho. É um filme que tem uma boa dose de suspense, com algumas cenas surpreendentes, como quando o personagem de Liam “ensina” um colega à aceitar a morte, ou como “se morre” lá ainda no avião, após a queda,  deixando todos os sobreviventes ao redor atônitos (e nós também... Afinal... Seria mesmo assim?!?!), alternado com cenas modorrentas, paradas e plausíveis. 


Mas a mensagem que é passada soa bem clara e direta, mesmo que às vezes, nós, seres humanos, saibamos que nem sempre o final é como esperamos, mas que o importante é tentar, e tentar sempre...



Até mais tarde! Tchau...

Obrigado pela sua visita...

Nenhum comentário: