quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Marcas Automotivas #02

C&M’s Séries
MARCAS AUTOMOTIVAS
PARTE #02


A famosa estrela de três pontas representa a ambição de Gottlieb Daimler, um dos fundadores da marca alemã, de motorizar "terra, água e ar", mas ao mesmo tempo queria mostrar que os motores da empresa se adaptavam aos elementos citados.

Você sabia?

...É a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo?

...Que a Daimler e a Benz eram as grande rivais ? Mas que em 1924, as duas empresas assinaram um acordo de ajuda mútua devido à necessidade de estimular a economia germânica após a I Guerra Mundial? E que esse acordo foi quebrado em 2000?

* Sede da empresa na cidade de Stuttgart, Alemanha *

...Que outra marca de que a Mercedes é responsável é a Maybach, que vende automóveis de topo, com uma qualidade e preço ao nível da Rolls-Royce?

...Que a Mercedes também faz o desenvolvimento de motores para competição? Faz parte das equipas McLaren, Force India e Mercedes GP?


A sigla estilizada deriva da palavras sino-coreanas "ki", que significa "sair" ou "erguer", e da letra "A", em referência à Ásia. Ou seja... Traduzindo literalmente, "erguer-se da Ásia", ambição que também pode ser compreendida a partir da forma ovalada (alusiva ao mundo) ao redor do nome.

Você sabia?

...Que a empresa sul-coreana Kia foi fundada em 1944 com o propósito de construir rodas para bicicletas?

...Que a MAZDA e a FORD investiram na empresa na década de 80, possibilitando assim, à KIA pesquisas e desenvolvimentos em novos modelos?

...Que a KIA foi adquirida em 1998 pela Hyundai? Assim, surgiu o conglomerado Hyundai Kia Automotive Group, existente até hoje.

...Que o modelo “Besta” (nome válido apenas para o Brasil, porque no exterior, foi batizado de Pregio – imagem abaixo), foi carro-chefe da Kia no Brasil durante mais de 10 anos?



As duas letras "V" invertidas, conhecidas como "double chevron", remontam à engrenagem helicoidal criada pelo engenheiro André Citroën, fundador da marca. Há ainda uma lenda (não confirmada) que aponta que o símbolo também é uma homenagem carinhosa ao filho de André Citroën, que lutou na 1ª Grande Guerra com a patente de cabo e faleceu no conflito. 

Você sabia?

...Que apesar de ser um fabricante com projetos relativamente simples, o carro da Citroën chocou o mundo em 1934 com a inovadora Traction Avant (tração dianteira)?

...Que André Citroën era um comerciante esperto? Ele usou até mesmo a Torre Eiffel como o maior cartaz de propaganda do mundo, segundo o Livro dos Recordes.

...Que a empresa patrocinou também expedições à Ásia e África, com a intenção de demonstrar o potencial de seus carros equipados com sistemas de tração Kegresse para regiões hostis? As expedições eram um sucesso de publicidade.

...Que em 1928, Citroën introduziu o primeiro veículo totalmente em metal na Europa? 

...Que em maio de 1976 a Peugeot comprou 90% da Citroën, e as duas companhias juntaram-se numa única, conhecida como PSA Peugeot Citroën?


O termo "subaru", em japonês, significa "unir", mas também serve para designar seis estrelas na constelação de Touro conhecidas como Plêiades. Segundo a mitologia grega, esses seis astros, representados no logo da Subaru, são as filhas transformadas do titã Atlas.

Você sabia?

...Que apesar de ser uma empresa pequena no ramo automobilístico, quando comparada com muitas de suas competidoras, a Subaru vem sendo uma empresa altamente lucrativa há vários anos?

...Que a SUBARU iniciou e se especializou na produção em massa de veículos 4WD (antecedente do AWD) em 1972? Nessa altura esses veículos eram, na sua generalidade, próprios para trabalhos pesados, envolvendo por vezes terrenos difíceis?

* Sede da Subaru na cidade de Ota (Gunma-Japão) *

...Que a norte-americana General Motors já teve uma participação minoritária de 20% em suas ações?

...Que recentemente, a Toyota comprou a participação que a GM detinha sobre a Subaru, e criou uma aliança tecnológica em que ambas partilham variados componentes? Enquanto a Toyota utilizará as fábricas da Subaru nos Estados Unidos, a Subaru irá utilizar a tecnologia híbrida Toyota.

Muito obrigado pela sua visita... Gostou desta nova mini-série? Não perca as demais partes, que eventualmente estamparão o blog...
VALEU!!!

Nenhum comentário: