terça-feira, 12 de junho de 2012

V Open Superkits: #02

O C&M volta à mostrar um pouco do que rolou no V Open Superkits de Plastimodelismo que aconteceu aqui em Curitiba no início deste mês de junho.  Matéria dividida em quatro partes. Hoje, a parte dois: DIORAMAS.
PARTE 02 A magia dos DIORAMAS

Ok... Mas, primeiro... O que são dioramas?

É um modo de apresentação artística em escala menor (ou dependendo do caso, em escala normal), de maneira a ficar muito realista, com cenas da vida real transpostas para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. Cenas do cotidiano, eventos históricos, paisagens, e várias outras cenas podem ser transformadas em dioramas com a ajuda de materiais diversos, e até mesmo miniaturas e kits de plastimodelismo.




Acima: Cenários convertidos para dioramas. Os dois primeiros mostram movimentos militares. O último mostra o cenário da resgate de uma avião no fundo do mar.






Acima: Dioramas trabalhados para mostrar cenários militares. Os primeiros fazem alusão ao Afrika Korps e momentos nos desertos africanos com as tropas alemãs de Rommel. Destaque para o "Opel Mecanica"... Os dois últimos mostram um reabastecimento de um tanque soviético. Abaixo:


Dois ângulos de um mesmo cenário. O rigoroso inverso russo sobre as tropas alemãs e em destaque um dos temidos Panzers nazistas.


Abaixo, os dioramas também podem representar exposições...



Agora, vou abrir espaço aqui no post para falar dos trabalhos de um rapaz fenomenal. Além de talentoso nos seus projetos e obras, é de uma humildade e uma simpatia sem tamanho!!! E seus dioramas estavam lá:



Esta obra é chamada de “Hotel”, e representa o pedacinho de uma rua urbana, em que o destaque no diorama é um hotel. Porém, a riqueza de detalhes é impressionante. No bar, anexo, a quantidade de micro-detalhes é avassalador. Veja nas fotos mais aproximadas:


O cuidado com a inserção dos detalhes é algo fantástico. Observem o balcão do bar, as paredes com desgastes, os jornais ao chão, a poça d’agua das calhas, o varal (com pregadores) dentro do quarto do hotel...


O autor da obra (e outras maravilhosas) é o simpático Fabiano Fausto Faucz. Em uma conversa rápida, ele contou do imenso amor pelos dioramas (sua preferência no hobby do modelismo), e de como faz suas pequenas belezuras. O material na sua maioria, não é o oficial, vendido nas lojas de miniaturas e modelismo (por enquanto). Usa de materiais do dia-à-dia, como bombril, palitos, serragem, linhas de costura, gesso e afins, o que torna as obras ainda mais espetaculares pelo maravilhoso resultado final.


Convido-os à conheçer o Fabiano, através desta entrevista à Rede Record:


É isso aí. Rapaz muito boa gente, e talentoso ao extremo. Show. E mais dioramas do Fabiano estava no V Open:


Obra “Regulando a moto”. Na imagem aproximada, pode-se notar o efeito de ferrugem no gradeado...



Abaixo, o diorama “Barnie’s Market”:


Bem, amigos leitores do blog, a parte de dioramas fica por aqui. Para ver mais obras do amigo Fabiano Faucz, acesse o seu blog:


Fico por aqui agradecendo sua visita, e aguardem as próximas atualizações sobre mais miniaturas expostas no V Open Superkits. 
Tchau!

Nenhum comentário: