segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ouro Preto [Vitral C&M]

VITRAL da SEMANA C&M
Ouro Preto-MG

Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais, Brasil. É muito famoso por sua arquitetura colonial. Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.

Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais.


Ouro Preto também se destaca pela sua intensa atividade cultural. 

Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes. 


No ano de 2010, o Festival homenageou Mestre Ataíde, pintor de grande influência no barroco de Minas Gerais. 




Atividades culturais como teatro, música, artesanato, literatura, discussões em mesas redondas e palestras sobre meio ambiente e incentivo à leitura para crianças também entraram no calendário do Festival. 


Também tem o maior Carnaval Estudantil do Brasil, onde as festas são organizadas pelo moradores das Repúblicas Estudantis.


Atualmente a economia de Ouro Preto é mais relacionada ao turismo, mas há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município, tais como a Alcan - Alumínio do Brasil (a mais importante fábrica de alumínio do país), a Vale, entre outras.


As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.

Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto.

Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, oriundos principalmente da Região Sudeste do Brasil.


Recentemente, Ouro Preto foi eleita uma das Sete Maravilhas Brasileiras, numa eleição da Revista Caras e do banco HSBC.


Além de ser um autêntico "museu a céu aberto", a cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas.

Casa dos contos

Panorama da Rua dos Paulistas

Ouro Preto abriga o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina, o Teatro Municipal de Ouro Preto


Após passar por restauração, no ano de 2007 a Casa da Ópera (nome original) foi reaberta ao público.



A Casa da Ópera foi construída pelo contratador português João de Souza Lisboa, com apoio do conde de Valadares, governador da Capitania, e de seu secretário, o poeta Cláudio Manuel da Costa. 


Situada próximo à Igreja do Carmo, em terreno íngreme, foi inaugurada no dia 6 de junho de 1770, na comemoração do aniversário do Rei Dom José I.


Escola de Minas (um dos prédios da UFOP)

Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro. As igrejas que mais se destacam são:

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja São Francisco de Paula
Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões
Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia

Cultura e história são as bases de uma sociedade. É auro de nossas raízes. Um povo que não preserva sua história é um povo pobre. O Vitral C&M desta semana homenageia a belíssima Ouro Preto. Uma cidade que um dia hei de visitar e conhecer. Boa Semana à todos, pessoal!

Sua visita é uma honra.

Nenhum comentário: