segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ULURU

Um dos locais que mais me fascinam na face deste nosso planeta, é a Austrália. E é de lá, que vem o local do VITRAL C&M desta semana:

VITRAL da SEMANA C&M
ULURU

Uluru [também conhecida como Ayers Rock] é um monolito que está ao norte da área central da Austrália, no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta perto da pequena cidade de Yulara, cerca de 400 km à sudoeste de Alice Springs.


É um patrimônio Mundial da UNESCO.


É o segundo maior monólito do mundo com mais de 318 metros de altura e 8 km de circunferência. Também se estende por 2,5 km de profundidade no solo.

O monolito é notável pela sua incrível qualidade de coloração variável conforme a iluminação diversa que ocorre em nas diferentes horas do dia e também do ano, apresentando principalmente, ao pôr-do-sol uma visão particularmente notável. 


É feito de arenito impregnado de minerais como feldspato (arenito de arcósio) o que causa a emissão de um brilho vermelho ao amanhecer e ao pôr-do-sol. A pedra obtém sua cor ferruginosa da oxidação.

O Urulu é sagrado aos aborígenes e tem inúmeras fendas, cisternas (poços com água), cavernas rochosas e pinturas antigas. 


Ayers Rock era o nome dado a ela por colonos europeus, em homenagem ao Primeiro-Ministro australiano Henry Ayers. 

Sir Henry Ayers

Uluru é um nome aborígene, e desde a décade de 1980, foi o nome oficialmente escolhido, embora muitas pessoas, especialmente os não-australianos, ainda chamem de Ayers Rock.

Foto : ideiasnamala.wordpress.com

Uluru é adjacente a um assentamento aborígene e a cidade turística de Yulara. Foram construídas áreas de observação especiais com acesso pela estrada e amplo estacionamento para dar aos turistas as melhores condições de visão do local tanto ao amanhecer quanto no crepúsculo.

A formação de Urulu vista do alto...

Em 1980 ocorreu o desaparecimento do bebê Azaria Chamberlain enquanto ela e os pais acampavam perto de Uluru. A mãe, Lindy Chamberlain, informou que Azaria tinha sido levada por um dingo (espécie de cachorro selvagem do deserto australiano), dando início ao julgamento mais famoso da história australiana, originando até mesmo um filme estrelado pela atriz Meryl Streep.

Azaria e sua mãe

Em 1985 o Governo australiano devolveu a propriedade de Uluru aos Aborígenes locais, os Anangu (aborígenes) arrendaram então de volta ao Governo Australiano pelo período de 99 anos como Parque Nacional.

Escalar a pedra é uma das atrações mais populares para os muitos turistas que visitam Ayers Rock a cada ano. Um caminho com correntes tornam a subida mais fácil, mas, mesmo assim, ainda é uma subida penosa, longa e íngreme e até mesmo muitos escaladores mais experientes desistem. 

Trilha de correntes na subida ao cume do Urulu

Os aborígenes Anangu's consideram a pedra sagrada e deixam claro que prefirem que os visitantes não a escalem. Eles não tentam proibir a escalada, mas tentam persuadir os visitantes a respeitar seus desejos de não o fazerem. Também a fotografia de algumas partes da pedra, inclusive a formação chamada o “Cérebro” não é autorizada.

Foto : ideiasnamala.wordpress.com

Há várias histórias de turistas que levaram para casa um pedaço do Uluru e devolveram a lembrança, alegando que traria azar. Eles dizem que foram amaldiçoados por levar uma parte do monumento, considerado sagrado para os aborígenes.

Foto : ideiasnamala.wordpress.com

O parque nacional australiano, responsável pela administração do monte, diz receber um pacote por dia, enviado de várias partes do mundo, com uma amostra do Uluru e um pedido formal de desculpas.


Dentre as várias fontes de pesquisa, tem uma bem bacana, com dicas, inclusive de tudo que você precisa para visitar o Urulu:



Na mesma página, uma reportagem em primeira pessoa, em uma visita ao monolito:



O C&M agradece sua visita, e deseja uma ótima semana!!!
2012 has started!!!

Nenhum comentário: