terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Legião Perdida [Opinião C&M]

A LEGIÃO PERDIDA

(The Eagle)

Sinopse... O Jovem centurião Marcus (Channing Tatum) viaja de Roma à Bretanha com o propósito de resolver o mistério da morte de seu pai, comandante da famosa Nona Legião, que desapareceu misteriosamente nas montanhas da Escócia.


Acompanhado apenas de um escravo (Jamie Bell), ele parte numa perigosa jornada pessoal até a Caledonia para tentar recuperar a Águia de Ouro perdida que servia de símbolo para a legião.

DireçãoKevin Macdonald.

Trailer

Elenco... Channing Tatum, Jamie Bell, Donald Sutherland, Mark Strong, Tahar Rahim, Denis O'Hare.




BLOG...:

Filmes épicos sempre causam uma certa ansiedade, ainda mais em se tratando de um tema tão interessante, como o mistério que envolve o desaparecimento da Nona Legião Romana na Bretanha [Britânia, atual Reino Unido]. Além deste filme que está em foco neste post, outra película que recentemente abordou o mesmo tema, mas, de maneira bem diferente, foi “Centurião”.



Em “A Legião Perdida” [Título em português-Bras. para “The Eagle” – “A Águia”] a história gira em torno do filho do comandante da tal Nona Legião Perdida, que tem como meta de vida, resgatar o estandarte da Legião, uma Águia Dourada, que sumiu juntamente com todos os seus legionários, restaurando assim, a honra da família.


E, antes que eu esqueça, o título original ficaria muito mais propício por causa da essência da história. O foco central gira realmente em torno da recuperação da tal Águia.


Tarefa nada fácil, visto que ao Norte da Muralha de Adriano, erguida justamente após o desapareciamento da Legião, tudo é selvagem, perigoso, inóspito e mortal, pois nem Roma se interessa mais pela região, limitando seu império até a referida muralha.

Cena do Menu do DVD, com mapa e organograma da Muralha de Adriano

Acompanhar a busca da verdade em torno de como se deu o desaparecimento da Legião, bem como o desespero do protagonista em saber se seu pai faleceu com honra, defendendo o estandarte da Legião é o ponto alto do filme.



Porém, confesso, senti falta de ação... De cenas de luta – fato este, muito bem abordado em “Centurião”, aliás com uma belíssima sequência na batalha principal dos Romanos contra os Pictos.

Mas nem tudo está perdido! As cenas principais na batalha do leito do rio, os remanescentes da Legião aparecendo... salvam todo o projeto.



Hummm, colocando a massa cinzenta para funcionar um pouco... Um outro filme que também abordou o mesmo tema da Nona Legião foi “A Última Legião”!, inclusive com mesma idéia de remanescentes e etc...etc...


Redenção e recuperação da honra são as mensagens muito bem ministradas, neste filme [A Águia] entretanto, o final é decepcionante [O final alternativo, constante nos extras do DVD então... Seria uma verdadeira piada.]




Até mais tarde! Tchau...

Obrigado pela sua visita...

Nenhum comentário: