terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CEARÁ Sporting Club


Deixo aqui, meus sinceros agradecimentos ao amigo Mauro de Curitiba, com quem adquiri a camisa das fotos abaixo.



Ø INFOBlog...

E... Tudo começou com uma pedra! Foi em um 2 de junho de 1914 que dois jovens: Luís E. Junior e Pedro Freire, enquanto caminhavam pelo centro de Fortaleza, tiveram a idéia de fundar um clube, justamente após chutarem uma pedra no meio do caminho.

Gilberto Gurgel, 1º Presidente do clube


Ø Fundação do Clube...
02 de Junho de 1914 (97 anos).

Formação em 1916



Ø Mascote do Clube...
Vovô [Vôzão].


Apesar de muitos pensarem que o apelido "Vovô" se deva ao fato de o Ceará Sporting Club ser o mais velho clube do estado, um depoimento de Aníbal Câmara Bonfim, um dos fundadores do América Futebol Club, em 1920, explica o real motivo do apelido: Ele contava que os jogadores do América costumavam treinar no campo do Ceará.

O presidente do Ceará na época, Meton de Alencar Pinto, passou a tratá-los de "meus netinhos" e se auto-intitulava "Vovô".

Em 2009, o personagem ganhou vida e uma pessoa fantasiada de Vovô passou a estar sempre presente nos jogos em que o mando de campo é do alvinegro.



Ø INFOBlog...
O Ceará nasceu com o nome de Rio Branco Football Club, e com as camisas em cores roxas e calções brancos.


EVOLUÇÃO DOS ESCUDOS DO CLUBE





Ø INFOBlog...

Um ano após sua fundação, o clube teve sua denominação atual decidida, alternado-se para Ceará Sporting Club, e devido à enorme dificuldade em se obter camisas na cor roxa, decidiu-se a alteração das cores do clube para o preto e branco.


Ø Estádio(s)...
Estádio Carlos de Alencar Pinto [Vovozão].
Capacidade: 3.000 pessoas.
Inauguração: 25 de Maio de 2000 [Construído em 1968].
Proprietário: Associação Amigos do Ceará.



Estádio Governador Plácido Castelo [Castelão].
Capacidade: 60.326 pessoas.
Inauguração: 11 de Novembro de 1973.

Proprietário: Governo do Estado do Ceará.



Estádio Presidente Vargas [PV].
Capacidade: 20.600 pessoas.
Inauguração: 14 de Setembro de 1941.

Proprietário: Prefeitura Municipal de Fortaleza.







Ø INFOBlog...

José Pattapio da Costa Jatahy foi um dos mais famosos artistas do estado do Ceará. Em 1942 foi escolhido como o cantor do ano no estado e teve musicas gravadas por Luiz Gonzaga.

José Jatahy

Foi o primeiro cantor contratado da Ceará Radio Clube nos anos 1930. Presidiu o Sindicado dos Musicos Cearenses e acabou preso pelo golpe de 1964. 

Graças aos seus dotes artisticos, coube-lhe elaborar o hino do Ceará Sporting Club. Faleceu aos 73 anos de idade, em 1983.




Site do Clube:

Sou muito adepto deste estilo padrão de template. Gosto muito. A camisa é leve, com bom material, possuia ótimos acabamentos. O escudo está muito bem bordado e finalizado. Patrocínios adaptados às cores da camisa, positivo. Belos elementos aditivos, como a frase e o holograma de qualidade. A parte de trás da camisa ficou bonita no tocante à parte do numerário.

A gola poderia ser mais tradicional. Ficaria super harmonisosa com o restante do projeto. O molde da penalty é do tipo apertado. Tamanho “G” para gordinhos, não rola! 

Até uma próxima...

Nenhum comentário: