quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Baldwin Street

A Rua mais íngreme do mundo!
Ô que ladeira, sô!!!

A Rua Baldwin (Baldwin Street) é uma via residencial localizada no bairro de North East Valley, distante cerca de 3 quilômetros ao sul do centro da cidade de Dunedin, na Nova Zelândia.


É considerada a rua mais íngreme do mundo, reconhecida pelo Guinness, o livro dos records.


A rua se apresenta em uma extensão total de 350 metros, em linha reta, passando da altura de 30 metros ao nível do mar, para cerca de 100 metros no seu final, na sua junção com a North Road.



No seu início, por apresentar uma inclinação ainda normal, é composta de cobertura asfáltica, mas, conforme a rua vai inclinando, troca-se sua superfície por concreto (à partir dos 200 metros da extensão da rua), por motivos de segurança, já que nas operações de manutenção, nos dias mais quentes, o betume derretia e descia abundantemente ladeira abaixo...



No seu ponto máximo a sua inclinação chega à 1:2:86 ou impressionantes 38º!



Ou seja, para cada 2 metros e meio, aproximadamente, em linha reta percorridos na rua, você vai ter subido 1 metro!


Eventos...

A rua é o palco para alguns dos eventos mais variados e inusitados, dada sua circunstância peculiar, dentre os quais o de maior destaque é o "Baldwin Street Gutbuster".


Em todo verão desde 1988 (geralmente em fevereiro), esta prova de condicionamento físico e equilíbrio desafiam atletas de vários locais do mundo em correr à partir da base da rua até o topo e voltar para baixo novamente.

O evento atrai centenas de competidores, anualmente, e o recorde foi estabelecido em 01m:56s, no ano de 1998.


Desde 2002, um outro evento de cunho caridoso, também em caráter anual (normalmente em julho), que consiste no “rolamento” de mais de 30.000 Jaffas (doces esféricos revestidos  de chocolate) rua abaixo. 


Cada Jaffa é recolhido é então “adotado/patrocinado” pela respectiva pessoa que o pegou, com prêmios para os primeiros à recolherem e os fundos angariados vão para a caridade. 



Este evento segue uma tradição iniciada em 1998, quando 2.000 bolas de tênis foram lançados em um evento patrocinado arrecadar dinheiro para a Habitat for Humanity.


Ocorrências...

Nem tudo são flores na Baldwin Street.

Em março de 2001, uma universitária de Otago morreu, quando ela e outro estudante decidiram “rolar” pela rua dentro de um latão. Houve uma inevitável colisão com um reboque estacionado na base inferior da rua. O outro estudante acabou com traumatismos múltiplos pelo corpo e cabeça.


Em novembro de 2009, três homens foram acusados ​​de comportamento desordenado e condução perigosa, depois de serem flagrados utilizando um carrinho de rolimã sendo rebocado por um carro na Rua Baldwin. Estavam sob efeito de álcool.


Cansei só de ver... rsrsrsrs...

Agradeço muito, sua visita aqui no C&M, até mais!

Tchau!

Nenhum comentário: