quinta-feira, 28 de julho de 2011

YUNGAS... A estrada da MORTE.

Ontem, na seção Miscelânea aqui do C&M, eu postei uma imagem que mostra um trecho desta estrada na Bolívia. Neste post, vou falar um pouquinho do trecho...


A Estrada dos Yungas conhecida também como “Camino de Los Yungas”, apelidada de “Camino de La Muerte” ou Estrada da Morte, se localiza na cordilheira dos Andes Bolivianos ligando a capital La Paz à região de Coroico.


Construída por prisioneiros paraguaios (onde inclusive, vários morreram na obra...), compõe-se de uma estreitíssima estrada arenosa e sinuosa que ousa ser mão-dupla.



É considerada, com justiça,  a estrada mais perigosa do mundo.



Em  alguns trechos  muito mal cabe a passagem de um carro pequeno de passeio.


O perigo de morte se dá a cada metro, em cada curva. Com desníveis que chegam à atingir uma altura de cerca 3.600m e abismos vertiginosos de até 800 metros.


Em média, um acidente mortal acontece na estrada à cada 2 semanas, e a contagem preliminar média dá conta que entre 200 ou 350 pessoas morrem lá todos os anos em seu longos e mortais 64km de extensão.




Em 1995, o Banco Interamericano de Desenvolvimento de La Paz-Coroico nomeou a rota com o título de “a mais perigosa estrada do mundo.”


No caminho da rota há as centenas e conhecidas “Santas Cruzes”, significando que alguém morreu no trecho.




Não obstante à isso, a estrada se transformou em um "point" certo de Biker's aventureiros, que se aventuram em percorrer seu trecho...



Olha que legal... Que tal um rolê virtual pela estrada da morte?


Alguns adeptos do jogo de PC Haulin, aquele em que você domina um “bruto” nas estradas, criou a rota, na chamada versão “Explorando a América”...


Veja abaixo em 3 partes:

Yungas (Haulin) - Parte 1

Yungas (Haulin) - Parte 2

Yungas (Haulin) - Parte 3, final.

BLOG: Tomara que o DNIT daqui do Brasil não veja isso...

Nenhum comentário: