quinta-feira, 21 de julho de 2011

Roanoke, a Colônia Perdida

A Colônia Perdida de Roanoke

A Colônia de Roanoke foi um empreendimento financiado e organizado por Sir Walter Raleigh em fins do século XVI para estabelecer um assentamento inglês permanente na Colônia da Virgínia, assentado na ilha de Roanoke, hoje, Condado de Dare na atual Carolina do Norte.

Mapa artístico com desenho da colônia...

Entre 1585 e 1587, grupos de colonos foram deixados ali com este intuito, sendo que todos acabaram por abandonar ou desaparecer misteriosamente desta nova colônia.

O último grupo desapareceu após um período de três anos passados sem suprimentos vindos da Inglaterra, o que levou ao surgimento de um mistério que perdura até os dias de hoje, conhecido como "The Lost Colony" ("A Colônia Perdida"). 

A principal hipótese é que os colonos foram mesclados à uma das populações indígenas locais, muito embora também possam ter sido massacrados, pelos espanhóis ou pelos índios powhatan.

Ø Prólogo

Sir Walter Raleigh recebeu uma carta régia da rainha Elizabeth I para a colonização da região da América do Norte conhecida como Virgínia.


Sir Walter Raleigh

A carta especificava ainda que Raleigh tinha um prazo máximo de dez anos para estabelecer este assentamento ou perderia os direitos de colonização.

Os objetivos seriam de levantar para a Inglaterra quais as riquezas do Novo Mundo e a instalação de uma base a partir da qual seriam enviados corsários para inteceptar os navios carregados de tesouros da frota espanhola.

Em 1584, Raleigh despachou uma expedição para explorar a costa oriental da América do Norte em busca de um sítio apropriado.

O local escolhido foram os Outer Banks da moderna Carolina do Norte como ponto ideal a partir do qual poderiam atacar os espanhóis, que possuíam assentamentos ao sul, e continuar a fazer contatos com os índios americanos, a tribo croatana dos pamlicos.

Mapa dos Outer Banks, com a ilha de Roanoke (1585)

Ø Primeira Tentativa, primeiro GRUPO.

Na primavera seguinte, uma expedição colonizadora composta unicamente por homens, muitos dos quais soldados veteranos que haviam lutado para estabelecer o domínio inglês na Irlanda, foi enviada para fundar a colônia.

O líder desta tentativa de assentamento, Sir Richard Grenville, ficou encarregado de avançar a exploração da área, estabelecer a colônia e voltar à Inglaterra com notícias sobre o sucesso do empreendimento.

Sir Richard Grenville

Após uma exploração inicial da costa continental e de uma recepção cordial por parte das populações indígenas ali assentadas, os nativos da aldeia de Aquascogoc foram acusados de roubar uma xícara de prata. Numa retaliação despropositada, Grenville ordenou então que a aldeia fosse incendiada.

Apesar deste grave incidente e da falta de comida, em agosto de 1585, Grenville decidiu deixar Ralph Lane e 107 homens para fundar a colônia inglesa no norte da ilha de Roanoke, onde um forte foi construído.

Prometeu retornar em abril de 1586, com mais homens e suprimentos. 

Todavia, em abril de 1586, Grenville não apareceu, e o comportamento beligerante do ingleses (que faziam reféns e roubavam a comida dos índios) já havia despertado grande hostilidade entre as tribos vizinhas.

Em junho de 1586 os colonos receberam a visita da frota de Sir Francis Drake, que havia feito uma pausa para descanso após uma bem-sucedida incursão às bases espanholas no Caribe e Flórida. Drake ofereceu um barco, o "Francis", e um mês de suprimentos para que os colonos retornassem à Inglaterra. 

Sir Francis Drake

Lane não parecia muito propenso a partir e, a princípio cogitou em mandar de volta somente os doentes, todavia, um furacão atrapalhou os planos de Drake e dos colonos, dispersando a frota e fazendo com que o "Francis" fosse arrastado para alto-mar.

Drake, então, ofereceu um segundo navio, o "Bonner", e Lane então decidiu que era hora de partir... Assim, em 18 de junho de 1586, terminou de forma confusa a primeira tentativa de colonização.

Três homens foram deixados para trás e se tornaram os primeiros "colonos perdidos". 

Mapa com destaque para Ilha de Roanoke

Quando Grenville finalmente chegou, duas semanas mais tarde, com suprimentos e 400 homens, a colônia foi encontrada deserta. Grenville decidiu não deixar um grande contingente, e destacou apenas quinze homens para garantir a presença inglesa na região e proteger os direitos de Raleigh sobre a Virgínia.

Ø  Segunda tentativa, Segundo GRUPO.

Em 1587, Raleigh decidiu enviar outro grupo de colonizadores.

Desta vez, seus planos eram muito mais ambiciosos e ele pretendia fundar não mais uma colônia, mas uma cidade: a Cittie of Raleigh, oficialmente constituída em 7 de janeiro de 1587.

Em número de 115, incluindo 16 mulheres e 9 meninos, os novos colonos eram pessoas que haviam investido no projeto ou que haviam se vinculado ao mesmo com suas famílias, em troca de 500 acres de terra e participação na administração da colônia.

Liderados por John White, um artista e amigo de Raleigh que havia acompanhado as expedições anteriores à Roanoke, o novo grupo tinha por incumbência substituir os quinze homens deixados por Grenville no ano anterior, e encontrar um local de assentamento mais ao norte, na baía de Chesapeake, onde navios de grande porte pudessem atracar.

Mapa artístico da região de Roanoke, por John White, 1587

Ao desembarcar na ilha de Roanoke, acompanhado por 40 homens, John White esperava fazer contato com os quinze homens de Grenville e depois velejar para o norte em busca de um bom local para estabelecer a “Cittie of Ralegh”.

Todavia, depararam-se com o forte devastado e nenhum sinal de seus habitantes, exceto o esqueleto de um deles.


Em 18 de agosto de 1587, é registrado o nascimento da primeira criança de pais ingleses no Novo Mundo, Virginia Dare, filha de Elinor White Dare e neta de John White.

Em 22 de agosto, um mês depois da chegada, tornou-se claro que a colônia, para subsistir, precisaria de mais suprimentos com urgência e alguém teria de voltar à Inglaterra para providenciar isso, e, após um pedido por escrito assinado em peso pelos colonos, John White teve de assumir a empreitada. 

Antes de partir, porém, combinou com os colonos que, caso estes necessitassem abandonar o forte em virtude de um ataque, deveriam gravar o destino planejado e uma cruz-de-malta numa árvore, para orientar um eventual grupo de resgate.

Em 25 de agosto, ele zarpou de volta para a Inglaterra.

Ø Nasce o Mistério...

O almejado retorno rápido à Roanoke foi inviabilizado pela campanha inglesa contra a Invencível Armada.

Batalha na campanha da Invencível Aramada

Apenas em 15 de agosto de 1590, ou seja, somente três longos anos após sua partida, White pisou novamente nos Outer Banks.

No dia seguinte, (16), os ingleses avistaram uma coluna de fumaça saindo da ilha de Roanoke, e supuseram que se tratava de um sinal feito pelos colonos. 

Todavia, não foi encontrado nenhum vestígio deles ao longo da costa. Em 18 de agosto, aniversário de Virginia Dare, os ingleses chegaram ao sítio da colônia, que se encontrava totalmente deserto.

Num dos troncos da paliçada que cercava o forte, havia sido gravada a palavra CROATOAN, e numa árvore próxima, as iniciais CRO..., mas ambas sem a cruz-de-malta que indicaria um ataque inimigo.


No interior da paliçada, as casas haviam sido derrubadas e havia uma grande quantidade de implementos metálicos espalhados pelo chão, já cobertos pelo mato.

White pretendia velejar até a ilha Croatoan para verificar se os colonos realmente estavam lá, mas problemas com as embarcações e a ameaça de uma grande tempestade inviabilizaram seu propósito. 

No dia seguinte, a frota levantou âncora de volta à Inglaterra.

White jamais retornou à Ilha de Roanoke.

O que teria acontecido aos 117 colonos de Roanoke?

Hipóteses apontadas:


1 - Migrações

Alguns estudiosos defendem que os colonos, depois de anos de abandono e omissão por parte da Inglaterra para com eles, decidiram por abandonar o local da colônia e tentar a sorte em outras regiões do Novo Mundo. Confira três fortes evidências:

* Mapa Zuniga

A evidência de que alguns dos colonos ainda estavam vivos por volta de 1608/1610 no território denominado Tuscarora é bem convincente.

Um mapa do interior da região, do que agora é a Carolina do Norte, desenhado em 1608 por Francis Nelson, residente em Jamestown, é o testemunho mais eloquente neste respeito.

Este documento, o assim chamado "Mapa Zuniga", informa que "4 homens vestidos com roupas que vieram de Roonock" ainda estavam vivos na cidade de Pakeriukinick... Também diz que, "...Por volta de 1609 havia rumores em Londres sobre ingleses de Roanoke vivendo sob o comando de um chefe denominado "Gepanocan" e aparentemente em Pakerikinick. 

O Mapa Zuniga

Foi dito que Gepanocan mantinha quatro homens, dois garotos e, "uma jovem donzela" (seria Virginia Dare?) de Roanoke como artesãos..."

* Condado de Person

Existem afirmações que nativos do Condado de Person, Carolina do Norte, são descendentes dos colonos ingleses da ilha de Roanoke. 


Com efeito, quando este índios foram contatados por colonos subsequentes, observaram que os nativos quase falavam inglês e professavam a religião cristã. Muitos exibiam características físicas dos brancos europeus mescladas com características dos ameríndios.

* Chesepianos

O cacique Wahunsunacock (mais conhecido como Chefe Powhatan) também falou ao capitão Smith sobre a Confederação Powhatan da Península da Virgínia, e de como esta havia dizimado os colonos de Roanoke pouco antes da chegada dos colonos de Jamestown, porque os ingleses estavam vivendo com os chesepianos, uma tribo que vivia na parte oriental da moderna sub-região de South Hampton Roads e que se recusou a juntar-se à Confederação.

O Chefe Powhatan alegadamente apresentou vários implementos de ferro ingleses para corroborar sua assertiva.

Os chesepianos foram eliminados porque os pajés dos powhatan os alertaram que "da Baía de Chesapeake (onde ficava a Ilha Roanoke) uma nação se levantará, a qual dissolverá e porá fim ao seu império".

2 – Perdidos no Mar

Outra hipótese aponta que os colonos simplesmente desistiram de esperar e tentaram retornar à Inglaterra por conta própria, perecendo na tentativa desta travessia.


Quando o governador White partiu em 1587, deixou uma pinaça e vários barcos pequenos para exploração da costa e mudança da colônia para o continente. 

Essas embarcações não foram encontradas.

3 – Ataque dos Espanhóis

Existe quem teorize que os espanhóis destruíram a colônia.

Anteriormente, no século XVI, os espanhóis destruíram a colônia francesa em Fort Charles na Carolina do Sul meridional e depois massacraram os residentes de Fort Caroline, outra colônia francesa localizada próxima da moderna Jacksonville, Flórida.

Ataques espanhóis à colônias francesas na América

Todavia, com relação à Roanoke, isto se torna improvável, visto que por volta de 1600, os espanhóis ainda estavam procurando a localização da mal-sucedida colônia inglesa, ou seja, dez anos depois de White ter descoberto que os colonos haviam desaparecido.

4 – Fatores Climáticos

Nesta última hipótese os pesquisadores levantaram a informação que os colonizadores da colônia perdida desembarcaram na ilha de Roanoke no verão do pior período de seca em 800 anos.

Esta seca persistiu por três anos, de 1587 à 1589, e é o mais seco intervalo de três anos em toda a reconstituição dos últimos 800 anos.

Com isso, é deduzido que a vila foi saqueada por nativos em busca de comida, como consequência da seca e consequentemente a dramática redução nas fontes de alimentos pode ter ainda forçado os colonos a abandonar Roanoke e tentar a sorte no continente.

Ø Achados Arqueológicos

Em 1998, a East Carolina University organizou o "The Croatoan Project", uma investigação arqueológica dos eventos de Roanoke.

A equipe de escavação enviada à ilha descobriu um anel de sinete inglês do século XVI, em ouro de 10 quilates (42% de pureza), um mosquete de pederneira e dois farthings de cobre também do século XVI no antigo sítio da capital de Croatoan, 80 km de distância da antiga colônia de Roanoke.

Anel de Sinete encontrado nas escavações

Genealogistas foram capazes de relacionar o leão coroado do sinete à cota de armas dos Kendall e concluíram que o anel muito provavelmente pertenceu a um certo "Mestre" Kendall que é lembrado como tendo vivido na colônia de Roanoke, entre 1585 e 1586.

Farthings encontrados no sítio em Croatoan
Bem...

Muitas teorias, muitas hipóteses, mas nenhuma conclusão coesa e decisiva. O destino dos colonos de Roanoke permanece um mistério.


Aliás, um dos maiores mistérios da história americana em si.

Até hoje, é alvo das mais diversas opiniões e histórias e é um dos mais inerentes e fortes episódios da cultura histórica dos EUA. Com isso o episódio já foi retratado em alguns filmes e seriados:

- Episódios nos seriados “Arquivo X” e “Supernatural”...

- Filmes “Wraiths of Roanoke” e “Roanoke, the lost colony” e recente citação no filme “Mistério da Rua 7”...

Trailer : Wraiths of Roanoke (2007)

Trailer Roanoke, the lost colony (2007)

- Livros “Dare” e “Virgínia”

Sem dúvida, um dos maiores mistérios “reais” da humanidade...

O C&M agradece muito sua visita... VALEU!

Nenhum comentário: