quinta-feira, 30 de junho de 2011

Airbus A340 (600)

Outra de minhas preferências, dentro do tópico de modalidade de mobilidade urbana são os aviões. Neste post vou falar um pouquinho da família Airbus A-340, com ênfase naquele que é considerado a maior aeronave em comprimento do mundo, o A-340/600...

Família A-340 (600)

Lembrando que o maior avião comercial do mundo também é da Airbus, mas da família A-380.

Antes de falar do A-340/600 uma "palhinha rápida" sobre toda família A-340...


O Airbus A-340 é um avião civil de passageiros de longo alcance e larga fuselagem da Airbus, consórcio europeu de fabricação de aeronaves. 

O "Pai" da família... o A-340

É muito similar ao Airbus A-330, sendo que está equipado com quatro motores em vez de dois. 

Seu desenvolvimento começou em 1981, quando ainda era chamado de "TA11".

O A-340 foi lançado em 1987, como um avião de longo-alcance, como complemento do A-320 de curto-alcance e o Airbus A-300 de médio-alcance. Ele foi desenvolvido juntamente com o Airbus A-330, com quem divide a mesma estrutura da asa e fuselagem, e o mesmo conceito tecnológico do A-320 conhecido como "fly-by-wire"

Em vez dos tradicionais manches como os que aparecem nos aviões da família Boeing, o Airbus A-340, possui dois "side-stick's", um no lado direito para o co-piloto e um na esquerda para o piloto.

Com o lançamento do Boeing 777 em 1994, o Airbus A-340 ganhou um concorrente à altura, o que fez a Airbus desenvolver a família 340 com novas versões, lançando em 2001: o A-340/500 e o A-340/600.

Airbus A-340/600

A-340/600 da empresa Virgin Atlantic

Foi concebido para concorrer com as gerações mais velhas do Boeing 747.

Tem capacidade de carregar 380 passageiros divididos em 3 classes, ou 419 em duas classes. Seu comprimento monta em 75,36 metros. Se comparado com um A-340/300, ele possui 12 metros a mais, e perde por pouco o  título de aeronave mais comprida do mundo.   O Boeing 747-8I, é o detentor da marca com seus impressionantes 76,30 metros de comprimento.

Montagem de um A-340/600

É provado que ele tem capacidade similar de passageiros de um 747, e com 25% a mais de volume de cargas, e menor custo por passageiro em uma viagem.


Seu primeiro voo ocorreu em 23 de Abril de 2001. 

A primeira companhia aérea a utiliza-lo, foi a Virgin Atlantic Airways, e entrou em operação comercial em Agosto de 2002.

 A-340/600 da Virgin

Vídeo Institucional da Airbus : 1º vôo do A-340/600

Vôo de formação: A-340/600 com um A-380 ao fundo... Gigantes dos céus...

O A-340/600 HGW (High Gross Weight), versão que teve seu 1º vôo em 18 de novembro de 2005, e recebeu o certificado em 14 de abril de 2006, tem um MTOW de 380 toneladas e alcance de 14,600 km (7,900 NM), graças a reforços estruturais, aumento na capacidade de combustível, motores mais potentes e novas técnicas de produção como soldas a laser.


O A-340/600 HGW é equipado com 4 turbofans Rolls-Royce Trent 560 com empuxo de 60,000 lbf (267 kN).


A Emirates seria a empresa lançadora do modelo 600 HGW, quando na edição do Paris Air Show de 2003 encomendou 18 unidades, mas adiou as encomendas por tempo indefinido que posteriormente foram canceladas.

A sua rival Qatar Airways, ocupou estas encomendas no mesmo evento, e recebeu a 1ª aeronave em 11 de setembro de 2006.

Quadro comparativo de aeronaves por comprimento

Nota curiosa no quadro acima: Por pouco o A-380 não "abocanha" o título de maior avião também em comprimento e com isso ... “reinaria” absoluto...

O A-340/600 é operado também pela South African Airways, Lufthansa, Iberia Airlines, Etihad Airways, China Eastern Airlines, Hainan Airlines e Thai Airways International. 

Unidade da South African

Números:

Capacidade de passageiros = 380 (divididos nas 3 classes)
Comprimento = 76,40 metros
Envergadura = 63,45 metros
Altura = 17,30 metros
Peso (vazio) = 177.000 Kgs
Tamanho de pista necessária para operação = 3.100 metros
Velocidade Máxima = 907 km/h
Teto máximo = 12.000 pés



Decolagem de um A-380/600 da Virgin Atlantic (Aerop. Int. de Narita-JPN)

Aqui no Brasil a TAM opera com aviões A-340, mas na versão 500, nas suas rotas internacionais São Paulo <> Milão e São Paulo <> Frankfurt.

Um dos A-340/500 da TAM

http://www.airbus.com/

O C&M agradece sua visita e carinho...

2 comentários:

Unknown disse...

Como faço para comprar uma camisa da Airbus.

Vianna (Camisas e Manias) disse...

Oi, Maximal,
No endereço abaixo (link):
https://www.eaereo.com.br/produto/camiseta-masculina-airbus/
Existem camisas para vender com tema da Airbus.
Abraços,
C&M