sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Distrito 9 (DVD)


Distrito 9 (District 9)


Elenco: Jason Cope, Kenneth Nkosi, William Allen Young, Sharlto Copley, David James, Mandla Gaduka.

Direção: Neil Bloomkamp

SINOPSE:

Há mais de 20 anos, alienígenas fizeram seu primeiro contato com a Terra. Contrariando todas as expectativas, os alienígenas se tornaram refugiados incapazes de retornar ao seu planeta. 


As criaturas foram, então, alojadas em instalações improvisadas no chamado “Distrito 9” num subúrbio de Johanesburgo, na África do Sul, enquanto as nações do mundo discutiam o que fazer com eles. O controle sobre os ETs ficou a cargo da União Multinacional (MNU), uma empresa privada indiferente ao bem-estar dos alienígenas.

Mas logo, fica evidenciado que a MNU tem outros planos por de trás do controle alienígena. No meio disto tudo um dos agentes da MNU acaba contraindo um vírus que faz seu DNA se “mesclar” ao dos aliens. Com a MNU atrás dele à qualquer preço, o único local seguro para se esconder... o Distrito 9.

 TRAILER:

BLOG: Eu já tinha visto este filme há um tempo atrás, e como na época, não prestei muita atenção, ficou aquela sensação de filme trash. Porém, na semana passada, me aventurei em vê-lo novamente, em busca de detalhes, depois de ler várias críticas e reportagens positivas sobre o filme. 


E, para minha grande surpresa, realmente o filme se apresenta em outra ótica, quando prestamos mais atenções aos detalhes.  Para começar, foge do tradicional filmes de alienígenas, em que sempre se apresentam como os temidos invasores.


Nesta história, os alienígenas chegam, e depois de meses estacionados dobre Johanesburgo, descobre-se que estão, na verdade, impossibilitados de retornar para seu lar. A nave-mãe é abordada por forças das Nações Unidas e temos uma situação de calamidade extrema apresentada. Aqui temos uma primeira curiosidade... A história não fala em heróis humanos “enxotando” aliens, como em Independende Day... Ora, então... São o quê?!?!  Aliens doentes e maltrapilhos que serão “adotados” por nós humanos ?!?!? Ah..., então jogue o enredo para se passar na África... Coisa bem de EUA, mesmo... 


Mas a história se envereda por meios antagônicos, como a total repulsa humana pelos aliens, confitos raciais (ôpa, outra coincidência... Onde passou-se o Apartaid mesmo???), e a total degradação de uma raça inteira alienígena, jogada no gueto do chamado “distrito 9”, que conta ainda, indiretamente, as mazelas vividas pelos aliens como o tráfico, violência e prostituição dentro da favela, controlada por humanos de gangues... 


A MNU na verdade, encobre seu verdadeiro plano de se apossar da tecnologia bélica dos aliens para lucrar no mercado mundial. O plano não dá certo, pois necessitam de DNA alien, que é o que faz os armamentos funcionarem. Aí entra em campo o protagonista, agente da MNU, atrapalhado e carismático Wikus Van De Merwe que é vivido por Sharlto Copley, que não é ator, assim como boa parte do elenco. Mas o diretor consegue, magistralmente, cenas genuínas e por vezes até engraçadas destes não-atores. 


O realismo das filmagens nas favelas sul-africanas e a computação gráfica fazem o resto.  Em determinadas cenas, os alienígenas parecem reais. Outro ponto bacana é que o filme começa como “documentário”, passa à filme propriamente dito, e termina como “documentário” novamente. E, sim, dá base à entender que teremos continuação. Será?

As cenas abaixo estão nos "Extras" do DVD, e, como se fosse um vídeo instrutivo, mostra uma incursão nos guetos do distrito 9, por uma equipe da MNU...


Avaliação do BLOG:


História ~ Enredo : 8,5 (bom)
Fotografia : 9,0
Efeitos ~ Animação : 10,0
Trilha Sonora : 8,0
Atores e Argumentos : 8,0
Média GERAL : 9,0

* * *

Rapidinha...

Acaba de ser divulgado o cartaz do filme "Velozes e Furiosos 5" e o Rio de Janeiro foi o cenário escolhido para ilustrar o pôster, que traz Vin Diesel e Paul Walker dirigindo seus carrões com o morro Dois Irmãos ao fundo. 


A cidade foi um dos lugares escolhidos para abrigar as filmagens do longa e a equipe movimentou os fãs daqui em novembro.

Fico por aqui, meus amigos... Até a próxima...


OBRIGADO !!!

Nenhum comentário: